Flávia Bomfim lança “O Adeus do Marujo”, sobre o almirante negro João Cândido, em Curitiba

Escritora e ilustradora conversou com o Plural sobre a obra que tem como protagonista o homem que liderou a Revolta da Chibata

A baiana Flávia Bomfim desembarca nesta sexta-feira (3), na Itiban Comic Shop, para o lançamento de seu livro “O Adeus do Marujo”, sobre a história de João Cândido – o “Almirante Negro” que liderou a Revolta da Chibata. No evento, ela também participa de um bate-papo mediado pela jornalista Daisy Carias (conhecida como “A Cigarra“).

O título se destacou como um dos mais importantes de 2022 ao conquistar a posição de melhor do ano na categoria infantojuvenil na lista publicada pela revista “Quatro Cinco Um”. As ilustrações que acompanham os leitores pelas 48 páginas da obra são igualmente assinadas por Bomfim, e ganharam menção honrosa no prêmio Bologna Ragazzi no início deste ano. 

João Cândido surgiu como tema quando a ilustradora e escritora recebeu o convite da editora Pallas para publicar uma obra, há seis anos. Para ela, já era muito claro o quanto é necessário falar sobre pontos fundamentais para compreender a nossa história, que nem sempre ganham a devida atenção. “A questão seria por que falar de João para o Brasil”, diz ela ao explicar a importância de colocar como protagonista um herói em muito negligenciado. 

Força e delicadeza

A obra apresenta o “Almirante Negro”, traído e dissidente, em diferentes momentos. Apesar do sucesso da revolta ter aliviado os maus-tratos pelos quais os marinheiros passavam, Cândido fazia parte de um grupo que foi preso. O cárcere riscou o caminho que o levou do amargor das perdas até o bordado. “É um livro sobre tempo, sobre nossos antepassados, sobre memória, sobre os ventos, sobre a justiça, sobre os sonhos, sobre o azul e sobre o mar”, explica a autora.

O fio da história

Fotografias dos jornais da época da Revolta da Chibata foram a base para a construção da dimensão factual da narrativa, mas o bordado fez o contraponto, acrescentando o lirismo às páginas da obra. “No livro essas dimensões se conectam e se atravessam, o poético fura a realidade”, diz Bomfim. Para finalizar, ela conta que o projeto acabou se transformando em três publicações: “Esse é o primeiro, logo outros dois livros sobre homens dissidentes e bordadores também virão”.

Lançamento do livro “O Adeus do Marujo”

Sexta-feira, dia 3 de fevereiro, às 19h, na Itiban Comic Shop (Av. Silva Jardim, 845, Rebouças). Haverá sessão de autógrafos e bate-papo mediado pela jornalista Daisy Carias.

Além do encontro na Itiban, dois outros eventos completam a agenda do lançamento da obra em Curitiba. O primeiro é uma contação da história do livro com a participação da autora, e o segundo é uma oficina ministrada por Bomfim na companhia do ilustrador espanhol Maguma. Esses dois eventos serão na Biblioteca Pública do Paraná.

Contação da história de “O Adeus do Marujo”

Sábado, dia 4 de fevereiro, das 11h às 12h30, na Biblioteca Pública do Paraná (R. Cândido Lopes, 133, Centro).

Oficina “Estamp-Ações”

Sábado, dia 4 de fevereiro, das 15h às 17h00, na Biblioteca Pública do Paraná (R. Cândido Lopes, 133, Centro). Vagas limitadas, informações e inscrições pelo e-mail [email protected].

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima