Festival de Curitiba exibe musical que celebra Clarice Lispector

“A Hora da Estrela ou o Canto de Macabéa” tem trilha sonora de Chico César e retrata a vida da migrante nordestina Macabéa no Rio de Janeiro

Uma das obras mais emblemáticas de Clarice Lispector (1920–1977) é celebrada no Festival de Curitiba 2022 por meio do musical “A Hora da Estrela ou o Canto de Macabéa”.

O musical promete emocionar ao mostrar a vida de Macabéa, uma migrante alagoana no Rio de Janeiro cuja vida é marcada pela ausência de afeto e poesia. Com direção e adaptação de André Paes Leme, direção musical de Marcelo Caldi e trilha original de Chico César, a peça tem no elenco Laila Garin, Claudia Ventura e Claudio Gabriel.

As apresentações acontecem no Guairão no dia 9 de abril, às 21h, e 10 de abril, às 19h, integrando a Mostra Lúcia Camargo.

“A hora da estrela”

O espetáculo é baseado na última obra de Clarice Lispector, o livro a “A Hora da Estrela”, que narra a o sofrimento de Macabéa, vista pela sociedade como uma mulher desprovida de qualquer atrativo e que se contenta com uma existência medíocre: ganha menos do que um salário, divide um quarto com quatro pessoas, sofre com um chefe rigoroso e não atrai a atenção de ninguém.

Invisível

Na obra literária a história dela é contada por um escritor. No musical sua vida é descrita por uma atriz que vê Macabéa na rua e resolve narrar a vida de uma pessoa tão invisível, comum e sem brilho, em um exercício de alteridade.

“O trabalho de adaptação não é de reescrever o texto. É o trabalho de transportar o universo sem estar aprisionado a qualquer palavra, através da edição e deslocamentos de episódios”, explica André Paes Leme, diretor da peça.

Seguindo essa tradição, ele não somente faz uso de diálogos, mas coloca os atores como narradores enquanto contracenam, fazendo uso de frases na íntegra do livro original. Paes Leme, que já assinou elogiadas adaptações de Guimarães Rosa (“A Hora e Vez de Augusto Matraga”) e Nelson Rodrigues (“Engraçadinha, Seus Amores e Seus Pecados”), teve ainda a parceria de Chico César no processo de criação.

As músicas pontuam toda a dramaturgia e aparecem para ilustrar o estado emocional e o interior de cada personagem. Ao longo da montagem, as canções servem ainda para detalhar algum acontecimento e também para tirar as personagens do sofrido estágio em que se encontram, trazendo alguma fantasia para existências tão opacas.

Com afeto

“Fazer ‘A Hora da Estrela ou O Canto de Macabéa’ vai além, é um espetáculo que diz exatamente o que queremos falar neste momento. Fala das pessoas supostamente invisíveis, de solidariedade, de olhar para o outro com afeto. Além de tudo, é uma peça sobre esperança’, diz Laila Garin, intérprete de Macabéa.

Festival de Curitiba

Para conferir a programação completa e comprar ingressos on-line, acesse o site oficial do evento (aqui). Também é possível comprar ingressos na bilheteria do Festival de Curitiba, no piso L3 do Shopping Mueller. A programação tem ainda vários espetáculos gratuitos e outros em que você paga o que puder ou quiser.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima