Festival de Curitiba chega ao fim após atrair público de 150 mil pessoas

No ano em que as pessoas tiveram chance de voltar ao teatro, o Festival de Curitiba ofereceu mais 200 atrações

Com teatros lotados e ocupando as ruas e espaços culturais da cidade, o 30º Festival de Curitiba encerrou no domingo (10) com um público estimado de 150 mil pessoas em suas mais de 200 atrações e um saldo de quase 4 mil empregos diretos e indiretos gerados.

Além do fomento à economia criativa de Curitiba, e das cidades da região metropolitana que participaram, como São José dos Pinhais, Araucária e Balsa Nova, o 30º Festival de Curitiba foi um marco da retomada do setor cultural no país em 2022.

Depois de um ano suspenso por causa da pandemia, em 2020, e de uma edição on-line no ano passado, o Festival de Curitiba contou com a volta do público nos teatros e nas apresentações de rua. Para o diretor do Festival, Leandro Knopfholz, esse reencontro entre artistas e plateia foi a grande realização do evento.

O Risorama, que funciona como uma mostra paralela de stand-up comedy, teve todas as suas sessões com ingressos esgotados. (Foto: Rodrigo Leal/Divulgação)

Mostra Lúcia Camargo

Quase todas as apresentações da mostra principal, a partir deste ano, chamada de Mostra Lúcia Camargo, tiveram ingressos esgotados. Duas delas: o show “AmarElo”, do cantor Emicida, e o espetáculo “Abjeto – Sujeito: Clarice Lispector por Denise Stoklos” tiveram que abrir sessões extras devido à grande demanda por ingressos. 

Cerca de 40 mil pessoas assistiram às peças da Mostra Lúcia Camargo, que reuniu estreias nacionais com peças que já tinham passado pelo Festival em outras edições.

As atrações do Risorama e do MishMash também tiveram ingressos esgotados e a estimativa da organização é de que 27 mil pessoas assistiram às peças da Mostra Festival na Rua.

MishMash teve suas duas sessões com ingressos esgotados. (Foto: Rodrigo Leal/Divulgação)

Um dos destaques de 2022 foi a exposição “Viva! 30 anos por Lenise Pinheiro”, que registra 30 anos de história do Festival de Curitiba pelo olhar da fotógrafa que cobriu todas as edições desde 1992.

A exposição com mais de 400 imagens do trabalho da artista foi montada em vários formatos e espaços culturais, distribuídas por 15 pontos diferentes de Curitiba. A maior parte do material está no vão livre do Museu Oscar Niemeyer (MON) e fica em cartaz até o dia 29 de abril.

Maior da América Latina

Atualmente, o Festival de Curitiba é o maior evento de artes cênicas da América Latina. Mais de 900 artistas e 130 companhias e grupos de teatro trabalharam no 30º Festival de Curitiba, que durou 13 dias, de 29 de março a 10 de abril. 

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Festival de Curitiba chega ao fim após atrair público de 150 mil pessoas”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima