Evento marca centenário de Sidónio Muralha

Estão abertas, até 20 de novembro, as inscrições para o Colóquio Internacional “100 anos de Literatura Gente”

Estão abertas, até 20 de novembro, as inscrições para o Colóquio Internacional “100 anos de Literatura Gente”, evento que marca o centenário do poeta Sidónio Muralha, expoente do movimento neorrealista português e clássico da literatura infantil e juvenil, em Portugal e no Brasil.

O Colóquio será realizado de 24 a 26 de novembro, de forma híbrida: presencialmente, na Sociedade de Geografia de Lisboa (SGL- Auditório Adriano Moreira – Rua das Portas de Santo Antão, 100), e também com transmissão também online. A programação completa do evento e o formulário para inscrições estão disponíveis em https://fundacaosidoniomuralha.org.br/index.php/ct-menu-item-24/ct-menu-item-27.

O evento é promovido pela SGL – Comissão de Migrações, Universidade Aberta (UAb – Portugal), Fundação Sidónio Muralha (FSM – IEFP – Brasil) e Universidade Federal do Paraná (UFPR – Brasil), com o apoio da Associação Promotora do Museu do Neo-Realismo, do Centro de História da Universidade de Lisboa (CH-UL), da Associação Laredo e Associação Mutualista Montepio.

Serão realizadas sessões temáticas, com apresentações de convidados e comunicações em torno de quatro eixos que envolvem a vida e a obra do autor: “Em torno das mobilidades”, “Literatura diáspora”, “Sidónio Muralha na literatura infantojuvenil”; e “Sidónio Muralha na multiplicidade de(dos) gêneros”.

Sidónio

Nascido em Lisboa, em 1920, Pedro Sidónio de Araújo Muralha viveu 62 anos de uma jornada intensa. Participou da primeira geração do movimento Neorrealista português. Durante o regime salazarista, deixou Portugal e viveu no exílio por 17 anos, no então chamado Congo Belga. Casou-se e teve uma família com quatro filhos. Após viver algum tempo na Bélgica, fixou residência no Brasil, onde fundou uma editora de livros infantis, em São Paulo. Após o falecimento de sua primeira esposa, casou-se novamente e passou seus últimos anos na capital do Paraná, onde desde 1988 funciona a Fundação que leva o seu nome e que tem como objetivo preservar a obra o legado do escritor, que deixou mais de 20 livros para adultos e 15 infantis, sendo pelo menos sete de poesia para crianças.

No Brasil, sete de seus livros infantis continuam sendo editados, pela Editora Global. Em Portugal, três livros fazem parte do Catálogo do Plano Nacional de Leitura 2027, do Governo de Portugal, inclusive seu primeiro livro de poesia para crianças, “Bichos, bichinhos e bicharocos” (1949), verdadeiro clássico da literatura infantil de língua portuguesa.

Em breve será lançada, em Portugal, pela Editora Trinta Por Uma Linha, a Poesia Reunida de Sidónio Muralha, com a obra completa de poesia para o público adulto.

Informações para a imprensa com:
[email protected]
+55 41 3016-7340 – Darcísio Muraro
+55 41 99605-0346 – Priscila Angélica

  • 351 966 934 853 – Jaqueline Conte

Saiba mais sobre o Colóquio (programação completa) e sobre a Fundação Sidónio Muralha: https://fundacaosidoniomuralha.org.br/

Inscreva-se no Colóquio, até 20 de novembro:
https://fundacaosidoniomuralha.org.br/index.php/ct-menu-item-24/ct-menu-item-27

Para eventuais dúvidas: [email protected] .

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima