Documentário na Netflix “revela” um terrível segredo de família

Documentário em cartaz na Netflix, “Diga quem sou” fala sobre como um irmão gêmeo perde a memória em um acidente e passa a depender do outro para refazer sua vida

Quando uma história gira em torno de um segredo – um evento terrível, que traumatizou as pessoas envolvidas e sobre o qual nunca se fala nada –, é bom que o segredo seja bom. Caso contrário, o desfecho será frustrante. Porém, o problema com filmes que operam nesse formato é que o segredo nunca parece grande coisa.

Porque, quanto mais o filme demora para revelar o tal segredo, mais tempo o público tem para tenta imaginar o que é (e a imaginação às vezes consegue criar cenários muito mais impressionantes do que aquele que o filme entrega). Esse não é o problema de “Diga quem sou”, um documentário na Netflix sobre a vida dos irmãos gêmeos Alex e Marcus Lewis.

(Este texto parte do princípio que você não sabe nada sobre o filme – então spoilers serão evitados a todo custo. Mas saiba que basta dar um Google para descobrir o tal segredo e a repercussão que o filme teve.)

O documentário começa com um acidente de moto que Alex sofreu em 1982. Ele sobreviveu, mas ficou em coma por três meses. Quando acordou, Alex se deu conta de que não tinha memória nenhuma. Não sabia quem era, não reconheceu a mãe nem o pai, não tinha lembrança de nada.

Sua única memória era do irmão gêmeo, Marcus. De acordo com o documentário dirigido por Ed Perkins, Marcus virou uma espécie de intérprete para Alex. Foi o irmão que o ajudou a entender quem eram seus pais, como era sua vida e o que ele podia ou não podia fazer em relação até às coisas mais simples – como, por exemplo, operar o micro-ondas. Marcus mostrou para Alex o anexo onde dormiam, explicou que eles não tinham a chave da casa principal, onde viviam os pais, e que precisavam de permissão para circular em certos cômodos do imóvel.

Aos poucos, como se nós também estivéssemos descobrindo o mundo com Alex, o documentário explica como era o cotidiano dos gêmeos antes do acidente, mas revelando pequenos detalhes muito estranhos. Os jovens de 18 anos não dormiam em um quarto na casa, mas em um puxadinho (isso, desde a pré-adolescência). Como não tinham a chave da casa, só podiam ir à cozinha comer quando a mãe ou o pai os autorizassem a entrar. O pai era um sujeito irascível que não queria saber dos filhos. A mãe parecia omissa.

O curioso é que Alex não recupera a memória que perdeu, ele apenas aceita como verdade tudo o que Marcus diz. De acordo com a revista Time, em 2013, quando a história dos gêmeos veio a público – foi quando lançaram o livro em que se inspira o documentário –, cientistas afirmaram que não é possível uma pessoa perder a memória, mas lembrar-se de uma única pessoa. Marcus contra-argumenta que a ciência ainda sabe pouco sobre gêmeos.

Como intérprete do irmão, Marcus descreve uma história de vida alegre e pacata, com viagens de férias, amor e carinho. Ele descreve a família que sempre quis ter. Só que essa família era muito, mas muito distante da realidade. Porém, como Alex aceitava tudo que Marcus dizia, essa família bonitinha se tornou verdade – ao menos para um dos gêmeos.

Até aqui, a história dos irmãos Lewis já valia um documentário, mas tem mais. Como diz a sinopse da Netflix: “Marcus esconde um terrível segredo de família”. Você pode imaginar qual é o segredo e, mesmo assim, ser surpreendido pelos detalhes que o envolvem (foi o que aconteceu comigo).

O problema de “Diga quem sou” é o fim.

Como conclusão, o filme propõe que os irmãos conversem diante das câmeras, pela primeira vez, sobre os traumas do passado. Pela primeira vez. O fato é que eles continuam próximos. Eles convivem e trabalham juntos. Marcus e Alex passam boa parte do dia na companhia um do outro, quase todos os dias. Mesmo assim, querem que a gente acredite que os dois nunca conversaram sobre os traumas do passado. (E Marcus é um cara bem articulado, então não é como se ele fosse um cara soturno e inacessível.) Querem que a gente acredite que, mesmo depois de publicar um livro a respeito do problema, de promover esse livro e de adaptar o livro para a Netflix, eles nunca tinham falado sobre o ocorrido. Nunca.

Por fim, mesmo frente a frente com o irmão, Marcus diz que não consegue falar sobre o assunto. Então ele opta por gravar um vídeo (!) e esse vídeo é exibido para o irmão (e para nós), ao passo que sua reação é registrada pelo documentário. Essa é uma manobra meio apelativa, meio falsa, que lembra a lógica desses programas de tevê que exploram dramas humanos com vários close-ups e lágrimas.

Como resultado, a coisa toda fica ensaiada demais.

Sobre o/a autor/a

4 comentários em “Documentário na Netflix “revela” um terrível segredo de família”

  1. Fabricia Aparecida

    Falar sobre traumas profundos como esse não é tarefa fácil e o crítico foi muito insensível ao escrever esse tipo de nota. Recomendo esse documentário. Gostei da franqueza da história e não há nada de falso no final.

  2. Essa parte final foi pouco explorada, mas deve ter sido pelos irmãos mesmo, para o Marcus as memórias existem e deve ser horrível falar e se lembrar. Mas uma pergunta ficou sem resposta: do que o Marcus não perdoou o pai? Ele conta que não perdoou o pai no leito de morte, mas mais pra frente ele diz que acredita que o pai não sabia de nada do que a mãe fazia, das coisas terríveis. Então, qual a mágoa imperdoável com o pai?

  3. Falar que a emoção sentida pelo cara no final do vídeo é ensaiada, falsa é no mínimo irresponsável e frio da parte da sua parte, já viu como é difícil para uma mulher vitima de assédio relatar o ocorrido? Agora imagine um homem adulto falar que foi estuprado diversas vezes com o consentimento da própria mãe por outros homens e até pela mãe? Faça-me o favor! Uma coisa é critica de cinema e artes agora criticar o sentimento de uma pessoa que sofreu abuso já passou do ridículo!

  4. Adriana Cristiane de Paula

    Alex vc se livrou da memória ruim apagando ela, embora não tenha consciência foi vc que provocou o acidente pra se livrar disso tudo, mas seu irmão não tinha essa consciência. Então o que ele fez foi aproveitar do momento e construir uma nova vida, uma nova história para os dois a partir de vc. O fato é que vc, seu irmão e sua mãe vieram com esse resgate de uma vida passada, é claro que devido ao livre árbitro cada um conduziu essa vida a sua própria maneira mais no fim sua mãe não teve sucesso no resgate dela mesma.
    Então seu irmão Marcus fez o que ele tinha pra fazer naquele momento acreditando que estava protegendo os dois, e de certa forma o fez. Agora acredito que com uma terapia de regressão de vidas passadas vai esclarecer muita coisa pra ambos. Mas para se curar e não pra culpar. Cada um dá aquilo que tem.
    Mas sua mãe te ouve ainda, ela não se safou, está pagando onde quer que esteja.
    A única forma de zerar este carma é amar, amar e amar. E nunca mais seguir com isso adiante.
    Falo disso com um olhar espiritual com base no que conheço sobre experiências de vidas passadas.
    Vocês estão curados
    Sejam felizes
    Gratidão por compartilhar sua história

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima