Debate sobre De Masi lota livraria

Evento com Marcelo Almeida e Cris Alessi preparou vinda de italiano a Curitiba

A plateia das Livrarias Curitiba no Shopping Palladium ficou lotada na noite desta terça-feira para a discussão do novo livro de Domenico de Masi. O sociólogo italiano, que abrirá o novo projeto de palestras internacionais em Curitiba, foi o tema de uma conversa animada entre Marcelo Almeida, idealizador do “Phi – Encontros de Conhecimento” e Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento.

Conhecido principalmente por sua obra O Ócio Criativo, De Masi será o primeiro palestrante do Phi, no próximo dia 23. O evento desta terça serviu como um “aquecimento” da palestra, com cerca de 80 pessoas discutindo a obra do italiano.

Marcelo Almeida, fã confesso de De Masi, apresentou o novo livro, Uma Simples Revolução, que está sendo lançado neste mês no Brasil pela Sextante. Nele, o pensador discute o mundo de hoje e a trajetória que ele imagina acontecendo até o ano 2.999. Ao longo da obra, vários temas são abordados com essa perspectiva, como trabalho, lazer, ócio, a participação da mulher na sociedade, o mundo pós-industrial e os computadores.

“É um livro fascinante, que faz a gente pensar sobre o mundo hoje e sobre o futuro, sobre esse mundo pós-industrial, em que milhões de carros produzidos talvez não sejam vendidos porque a mentalidade das pessoas está mudando rápido demais”, disse o idealizador do projeto.

Cris Alessi disse que as inovações debatidas por De Masi na obra têm muito a ver com o que já vivemos no nosso cotidiano, e com o que Curitiba e outras cidades do mundo estão fazendo para aproximar as tecnologias das pessoas. “As tecnologias vieram para ficar e têm um lado positivo, transformador”, disse.

De Masi fez uma participação em quatro vídeos gravados para o evento, em que falou do seu trabalho, do novo livro e até do Brasil. Disse que considera um mau sinal o fato de o Brasil ser o único país do Ocidente a ter oito ministros militares atualmente.

Marcelo Almeida foi questionado pelo público sobre o interesse do italiano por Curitiba, já que ele já esteve por seis vezes na cidade. Disse que deve ter a ver com o urbanismo, e contou que assim que foi convidado para o Phi, De Masi disse que, sim, viria. Mas que, por favor, o levassem de novo para conversar com Jaime Lerner.

No evento, foram sorteados dez exemplares do novo livro do sociólogo e um par de ingressos para o Phi. Para o evento do dia 23, assinantes do Plural têm desconto de 50% no ingresso.

Serviço:

Phi I Encontros de Conhecimento
Data: 23 de abril
Local: Teatro Positivo
Horário: 19h30
Ingressos: R$120 e R$60 (meia)
Site: www.projetophi.com

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima