De Masi faz palestra em Curitiba sobre novo mundo do trabalho

Sociólogo italiano é primeiro convidado do projeto Phi, que trará intelectuais internacionais a Curitiba

O mundo do trabalho, que tornou Domenico De Masi conhecido no Brasil em 2000, será novamente abordado em sua palestra em Curitiba nesta terça-feira (23) no Teatro Positivo. O sociólogo italiano, que inaugura o projeto Phi – Encontros de Conhecimento, falará sobre as mudanças que acredita que ocorrerão no mundo “pós-industrial”.

Em seu novo livro, Uma Simples Revolução, lançado no Brasil no mês passado, De Masi diz que já vivemos hoje uma era pós-industrial, mas que nossa sociedade continua sem encontrar formas de superar os acordos que existiam nas épocas em que as fábricas eram o centro da economia.

Para ele, é preciso que as novas gerações se conscientizem de que não faz mais sentido o rigor das regras trabalhistas, com horários determinados, necessidade de comparecer a um ponto fixo de trabalho, índices de produtividade etc, num mundo em que a inteligência e a criatividade serão cada vez mais importantes do que o trabalho braçal.

Na obra que está sendo lançada, De Masi imagina um futuro distante, no ano 2.999, em que os humanos do futuro buscarão informações sobre seus antepassados e ficarão atônitos ao descobrir a vida corrida e inflexível que levamos. Para eles, tudo isso terá sido superado e esquecido há muito tempo.

O trabalho, porém, não é o único tema de Uma Simples Revolução, que será o centro da conversa do intelectual com o público. Ele fala também sobre a revolução da informática, sobre as relações entre os seres humanos e a condição da mulher no mundo, entre diversos outros assuntos.

O Phi, projeto idealizado por Marcelo Almeida e apoiado pelo Plural, pretende trazer regularmente intelectuais de renome internacional a Curitiba para discutir temas relevantes para a atualidade. Assinantes do Plural têm 50% de desconto nos ingressos.

Serviço:

Phi I Encontros de Conhecimento
Data: 23 de abril
Local: Teatro Positivo
Horário: 19h30
Ingressos: R$120 e R$60 (meia)
Site: www.projetophi.com

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima