“Cow” coloca você dentro de uma fazenda de vacas leiteiras

Documentário em cartaz no Mubi é um ensaio belo e triste sobre a submissão dos animais aos seres humanos

Os bovinos são animais dos mais importantes para a sobrevivência dos seres humanos. O leite das vacas é enormemente utilizado para a nutrição básica de uma criança e para a elaboração de alguns dos mais celebrados alimentos doces e salgados – como os variados tipos de fromage, nas tentadoras tábuas de queijos.     

Com exceção dos ambientalistas, as pessoas, em geral, não gostam de pensar no processo de extração do leite. Preferem ignorar que as vacas são peças vivas de uma fábrica onde, em vez de caminhar, elas se arrastam tentando suportar o peso de úbere gigantesco. E, claro, preferem esquecer que elas são submetidas a inúmeras tentativas de acasalamento.

“Cow”, o documentário de Andrea Arnold em cartaz no Mubi, acompanha o cotidiano de algumas vacas holandesas ao longo de quatro anos em uma fazenda britânica. O filme segue uma vaca em especial: Luma. No início do filme, Luma está dando à luz a sua bezerrinha. Com o auxílio de cordas, os funcionários arrancam o pequeno animal de dentro da mãe.  

Reprodutora

Ficamos sabendo que Luma já teve seis partos. Um especialista introduz seu braço e apalpa o útero da vaca. O órgão não está em boas condições. Aplicam, então, um medicamento para solucionar o problema e deixar Luma pronta para mais tentativas de reprodução.

Paralelamente à história de Luma, vemos a sua bezerrinha iniciando seu papel de “fabricante” de leite. Uma alimentação especial para o animalzinho é fundamental! Também é essencial queimar os chifres, que ainda estão começando a nascer, bloqueando seu crescimento. A operação, feita sem sedação, parece interminável. A falta dos chifres ajudará a equipe da fazenda a manejar os animais e impedirá que as vacas machuquem os funcionários.

Grande realismo

A cineasta Andrea Arnold aproxima-se desse universo e o apresenta com grande realismo. Interessante é que mal vemos os rostos dos humanos. Em compensação, a diretora britânica coloca o espectador em um contato quase palpável com Luma e as outras vacas.

E existem momentos líricos, quando observamos os olhos brilhantes dos animais, que estão sempre atentos a qualquer movimento humano. Esses ruminantes, o filme deixa evidente, não possuem a condição física para lutar contra os homens: são pesados, lentos, totalmente submissos. A vida de Luma, assim como a das outras vacas, estará nas mãos dos homens até o fim.

Streaming

“Cow” está disponível, com exclusividade, no Mubi.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima