Comunidade booktok estimula jovens a consumir livros via TikTok

Conhecido por suas dancinhas, aplicativo ocupa espaço de destaques nas estantes de livrarias, graças aos livros indicados pela comunidade booktok

No auge da pandemia, o TikTok ganhou força mundialmente. Mas não foram só as dancinhas que fizeram sucesso. A plataforma conseguiu estimular o hábito de leitura entre muitos jovens e se transformou em referência nas listas de livros mais vendidos. Como resultado, livrarias ao redor do mundo, inclusive no Brasil, criaram um espaço dedicado somente aos títulos famosos dentro do aplicativo.

Com cerca de 1 bilhão de usuários ativos no mês, a rede social agora conta com uma comunidade voltada para a literatura, conhecida como BookTok, na qual os usuários (conhecidos como “booktokers”) produzem diversos conteúdos informando seus seguidores sobre sinopses de livros, teorias paralelas às narrativas, além de indicações literárias

BookTok

hashtag “booktok” conta com 449 bilhões de visualizações, sendo uma das mais visualizadas de todo o aplicativo. Alguns destaques entre as obras recomendadas na comunidade são “Vermelho Branco Sangue Azul” (Casey McQuiston, publicado em 2019), “Mentirosos” (E. Lockhart, publicado em 2014) e “Os sete maridos de Evelyn Hugo” (Taylor Jenkins Reid, publicado em 2017), que com a influência da plataforma ficaram, respectivamente, em 7.º, 10.º e 11.º lugar na lista de livros mais vendidos em 2021 na Amazon Brasil.

O criador de conteúdo digital Rodrigo Pozzani, que possui aproximadamente 170 mil seguidores nas redes sociais, conta que foi influenciado a produzir seus vídeos assistindo a postagens no TikTok. “Eu estava em casa assistindo a um vídeo da plataforma do qual gostei muito e resolvi tentar reproduzi-lo do meu jeito. De primeira deu super certo, me empolguei e não parei mais”, diz.

Rodrigo afirma que tem sido necessário enfrentar a falta de hábito de leitura entre os brasileiros. “Só de você falar de livros já é motivo pra te ignorarem. Então os primeiros segundos são os mais importantes. Você tem que prender o público com alguma frase que o deixe curioso.” Pozzani diz que antes da pandemia os assuntos publicados no TikTok eram mais limitados. Após o isolamento, ele percebe que criadores de conteúdo transformaram a rede social e conseguiram atrair a atenção das pessoas com vídeos diferentes, mais curtos e simples.

Booktokers

A universitária de 17 anos Isabelly Colombo conta que seu primeiro contato com a comunidade BookTok ocorreu por indicação de uma amiga, que sempre comentava sobre os livros indicados pelos booktokers. Segundo Isabelly, o que a influenciou a procurar e consumir esses livros foram os vídeos de recomendação de obras. “Os vídeos apresentavam muitas imagens que demonstravam como o livro era, isso me chamou atenção”, afirma. Ela conta que leu a obra “Estilhaça-me”, de Tahereh Mafi, após assistir a um vídeo que ilustrava os poderes da personagem principal. A estudante relembra que na infância seus pais liam livros para ela, pois não tinha o hábito de leitura.

A partir da experiência com o TikTok, Colombo passou da leitura de apenas um livro em 2019 para 36 em 2020, todos descobertos a partir do aplicativo. No ano passado, ela leu 28 obras e diz que segue no mesmo ritmo em 2022.

A estudante conta que não busca apenas recomendações de livros na rede social. Depois de terminar a leitura de uma obra, ela também se interessa por “edits” (edição), como são conhecidos vídeos feitos por fãs para comentar trechos de livros. Colombo vê ainda as “fanfics” (histórias paralelas criadas por fãs) que também ganharam o TikTok. Atualmente, os gêneros lidos pela estudante são fantasia, ficção policial, romance e relacionados ao seu curso na universidade.

Influência

A analista de marketing das Livrarias Curitiba, Bruna Bulla Correia, explica que as indicações no TikTok resultaram em um aumento da procura por alguns títulos. As obras recomendadas pela rede social se tornaram populares rapidamente e há meses seguem alternando suas posições na lista interna de mais vendidos.

Alguns desses livros já são antigos no mercado, mas conseguiram alcançar um destaque durante o período da pandemia e viraram tendência. Segundo Correia, outros títulos, como os da autora Colleen Hoover, até ganharam novas edições, renovação de projeto gráfico e lançamento de boxes exclusivos graças à popularidade no TikTok.

Tá no TikTok

“O aumento da venda foi tão nítido que, no Dia Nacional do Livro de 2021, trabalhamos com descontos focados nesses títulos que estavam em alta”. Logo que perceberam essa movimentação causada pela repercussão dos livros no TikTok, os profissionais de Marketing da empresa criaram em todas as lojas e no site uma seção chamada “Tá no TikTok, tá na Livrarias”. De acordo com Correia, a maior parte do público que busca esses livros é composta por pré-adolescentes e adolescentes entre 12 e 17 anos. Porém, com a grande disseminação, públicos de outras faixas etárias também passaram a se interessar.

Mais procurados

Confira abaixo alguns dos títulos de maior sucesso entre usuários do TikTok:

  • “Os setes maridos de Evelyn Hugo, Daisy Jones and The Six, Malibu Renasce, entre outros” (Taylor Jenkins Reid)
  • “É Assim que Acaba, Verity, Todas as suas imperfeições, entre outros” (Colleen Hoover)
  • “Corte de Espinhos e Rosas, e Trono de Vidro” (Sarah J. Maas)
  • “Mentirosos” ( E. Lockhart)
  • “Príncipe Cruel” (Holly Black)
  • “Vermelho Branco Sangue Azul” (Casey McQuiston)
  • “Um de nós está mentindo” (Karen M. McManus)
  • “Enquanto Eu Não Te Encontro” (Pedro Rhuas)
  • “Teto Para Dois” (Betty O’Leary)
  • “Sombra e Ossos, e Six Of Crows” (Leigh Bardugo)

Orientação: Lenise Aubrift Klenk e Renan Colombo (professores e jornalistas).

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Comunidade booktok estimula jovens a consumir livros via TikTok”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima