Cineclube Aurora, ligado em produções paranaenses, lança podcast quinzenal

Organizado pelo Museu da Imagem e do Som do Paraná, o Cineclube Aurora passa a contar com o Auroracast

O Cineclube Aurora, organizado pelo Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR), ganha um podcast quinzenal: o Auroracast. Os episódios, de cerca de 30 minutos cada, serão disponibilizados no Spotify e no YouTube.

O podcast é uma forma de tentar viabilizar a parte de debate do projeto, que não busca apenas mostrar as obras.

Desde 28 de abril, o cineclube tem feito as exibições de forma on-line. Se antes os participantes assistiam coletivamente às produções audiovisuais, e depois debatiam as obras, no ambiente virtual o conteúdo migrou para uma conta no Instagram, com comentários sobre as filmes.

“Essa ideia de intercalar o conteúdo, o nosso com o de outras pessoas, é uma forma de tentar manter esse diálogo”, afirma a diretora do MIS, e uma das curadoras do cineclube, Cristiane Senn.

Embora o foco do cineclube seja nas obras audiovisuais paranaenses, o podcast abordará diversos assuntos ligados ao cinema em geral. No primeiro episódio, os curadores do projeto devem fazer uma espécie de fechamento do último ciclo, que tinha como temática “Curtas Paranaenses da Década”.

Indicações

No perfil do cineclube, as listas de indicações – que a princípio vieram de um trabalho feito especialmente para o ciclo de curtas da década – deverão se tornar conteúdo recorrente. Às quinta-feiras, quinenalmente, o perfil também publicará indicações de obras audiovisuais para serem vistas.

Apesar da adaptação necessária por causa da pandemia, a interação virtual tem levado o conteúdo do cineclube para mais pessoas. “Percebemos que esse formato on-line acabou envolvendo mais os realizadores dos filmes do que antes. As pessoas ficavam curiosas, isso gerou um movimento de quererem ver e conhecer mais filmes paranaenses”, diz Senn.

Com os novos formatos, a ideia é seguir ampliando esse acesso. “As nossas redes estão abertas para as pessoas participarem e comentarem. Imaginamos que a partir do podcast isso aconteça com mais facilidade”, fala a diretora.

Podcast

“Auroracast”, podcast sobre cinema e temas análogos. Prévia no Instagram, dia 13, às 17h, e episódio completo nas plataformas YouTube e Spotify.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima