Cine Passeio faz mostra gratuita sobre Cinema Indígena Brasileiro - Jornal Plural
18 set 2021 - 10h05

Cine Passeio faz mostra gratuita sobre Cinema Indígena Brasileiro

As obras ficarão em cartaz até o dia 22 de setembro. No sábado, acontece uma masterclass sobre o tema

Desde a quinta-feira (16), está em exibição no Cine Passeio uma mostra gratuita de Cinema Indígena. O projeto promovido pela Fundação Cultural de Curitiba conta com uma programação virtual que conta com quatro filmes produzidos por cineastas de diferentes povos, além de uma masterclass sobre o tema.

A mostra fica em cartaz no site do Cine Passeio até o dia 22 de setembro e faz parte do 9º Seminário Nacional Cinema em Perspectiva, nesta edição voltado a filmes produzidos pelos povos originários do país. São quatro curtas-metragens e o longa Nu~hu~ yãg mu~ yõg hãm: essa terra é nossa! Com direção de Isael Maxakali, Sueli Maxakali, Carolina Canguçu, Roberto Romero, o filme apresenta a tradição e a história do povo yãmiyxop.

Entre os destaques está o documentário Nossa Alma Não Tem Cor, de Graciela Guarani e Alexandre Pankararu, que mostra lideranças indígenas do Brasil como Ayrton Krenak, Sonia Guajajara falando sobre o atual cenário brasileiro. E o bem-humorado ETE LONDON, sobre a viagem feita pelo diretor Takumã Kuikuro em Londres, uma obra antropológica sobre a sociedade ocidental e suas muitas tribos escondidas sob os arranha-céus.

É o próprio Takumã que vai ministrar a masterclass Processos Criativos no Cinema Indígena Brasileiro, que acontecerá no sábado (18), às 10h30. As inscrições estão abertas.

Ainda na temática de cinema indígena, para quem quer assistir presencialmente, está em cartaz no Cine Passeio o longa A última floresta. O premiado documentário dirigido por Luis Bolognesi, foi rodado em um dos territórios Yanomami mais isolados da Amazônia. 

Se puder, assine o Plural. Você pode escolher o valor que quer pagar. Isso faz muita diferença para nós: ser financiados por leitoras e leitores. As assinaturas nos mantêm funcionando com uma equipe que hoje tem oito pessoas e dezenas de colaboradores. Somos um jornal que cobre Curitiba em meio aos obstáculos da pandemia e fazemos isso com reportagens objetivas, textos de opinião e de cultura, charges e crônicas. Obrigado pela leitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias