Canal Meteoro lançará livro “Tudo que Você Precisou Desaprender para Virar um Idiota”

Livro sairá no segundo semestre pela editora Planeta, contestando guru de Bolsonaro

A dupla de autores de um dos canais de YouTube mais populares do país, o Meteoro Brasil, vai transformar em livro um episódio dedicado ao pensamento de Olavo de Carvalho. A editora Planeta decidiu bancar a ideia e anunciou que a publicação será no segundo semestre deste ano.

O vídeo que dará origem ao livro se chama “Invertendo Olavo de Carvalho”, e foi publicado há três semanas. Já tem quase 200 mil visualizações no YouTube. Nele, a dupla (que não faz muita questão de aparecer com seus nomes) rebate os argumentos do “guru” de Jair Bolsonaro em sua obra mais famosa.

A proposta já no vídeo era escrever um livro para responder a O Mínimo que Você Precisa Saber para Não Ser um Idiota, uma espécie de manual dos olavistas que tem vendido milhares de exemplares no país.

O livro proposto pelo Meteoro se chamará Tudo que Você Precisou Desaprender para Virar um Idiota. Embora pareça apenas uma brincadeirinha leviana, típica desses dias de argumentos tolos de Internet, não é.

No vídeo original, os autores dizem acreditar que Olavo distorceu filósofos de todos os tipos para defender uma ideologia (a diferença, segundo eles, é que filosofia é algo vivo, feito para trazer dúvidas; ideologia seria algo morto, estanque, feito para dar certezas).

Segundo os autores, a ideia não é jamais fazer uma versão à esquerda de Olavo de Carvalho, um manual ideológico com sinal contrário. E sim resgatar tudo que Olavo deformou para fazer caber em sua visão estreita de mundo.

O Meteoro Brasil, que tem mais de 400 mil inscritos e uma legião de fãs no Twitter, é um projeto que surgiu há dois anos. É mantido por financiamento coletivo no Catarse.

O sucesso foi tal que houve quem passasse dez meses (literalmente) tentando descobrir quem eram os autores do projeto e depois saiu na Internet dizendo ter resolvido o enigma. O Plural sabe quem são os autores, mas respeita a necessidade de privacidade alheia e deixa a dúvida no ar.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima