Bernardo Carvalho traz sua ficção de intensidade ao Litercultura

Monólogo teatral será base para discussão do tema "fronteiras"

Nesta quarta-feira (14), o Litercultura recebe, no palco da Capela Santa Maria, a partir das 20h, o escritor Bernardo Carvalho. Às 18h30, no pátio, haverá a leitura de poemas da poeta alemã Uljana Wolf. 

Carioca, Carvalho formou-se jornalista na década de 1980. Mais tarde, radicado em São Paulo, passou a trabalhar na Folha de S. Paulo, na área de cultura. Sua estreia na literatura acontece em 1993, com o livro de contos “Aberração”. Dois anos mais tarde, publica seu primeiro romance: “Onze”. Figuram, ainda, na lista de romances, os livros “Os bêbados e os sonâmbulos” e “Nove noites”. 

Traduções e a atuação como crítico literário também integram o currículo do autor. Seu destaque como escritor contemporâneo se dá pela tradução de suas obras para diversos idiomas, e pela coleção de prêmios – que incluem o Jabuti. 

Na edição 2019 do Litercultura, Carvalho traz para a mesa uma ficção de situação-limite, na qual – por meio de um monólogo – seu personagem central discorre sobre os conflitos, e a experiência, de refugiado. “Sim, porque a verdade é que só aqui me tornei ator no papel de refugiado. Só aqui fui entender realmente a urgência e a necessidade da representação”, narra. O inédito integra o livro “Fronteiras”, que reúne textos dos cinco autores desta 7.ª edição do evento. 

Serviço

Litercultura 2019
Conversa com o escritor Bernardo Carvalho. Mediação de Manuel da Costa Pinto.
Quando: 14 de agosto, quarta-feira, às  20h. Antes, às 18h30, haverá leitura de poemas da alemã Uliana Wolf.
Onde: Capela Santa Maria (R. Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)
Os ingressos são gratuitos e distribuídos a partir das 18h no dia de cada apresentação.

Programação completa

14 de agosto
18h30 Nosso amor de trincheira, nosso trânsito de fronteira – Guilherme Gontijo Flores e Ricardo Pozzo leem poemas da poeta alemã Uljana Wolf.
20h Bernardo Carvalho (Brasil). Mediação de Manuel da Costa Pinto.

15 de agosto
18h30 Literatura de Refúgio – poemas de várias nacionalidades feitos e lidos por alunos de Português como Língua Estrangeira do Projeto de Extensão da UFPR.
19h Ninoska Pottella – música da Venezuela
20h Juan Cárdenas (Colômbia). Mediação de Isabel Jasinski.

16 de agosto
18h30 Show de André Abujamra – As 9 faces do Sr. Abu: uma viagem musical pelo mundo de um dos maiores artistas brasileiros.
20h Igiaba Scego (Itália). Mediação de Maria Célia Martirani.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima