Acordeonista André Ribas transita por gêneros inusitados como jazz e choro em espetáculo gratuito

Apresentação ocorre nesta quinta-feira (24), no Guairinha, com o lançamento do álbum "Acordeon instrumental"

Quem curte música instrumental eclética e com um toque regionalista já tem opção de programa para quinta-feira (24). O acordeonista André Ribas, conhecido por transitar por gêneros pouco comuns no instrumento, leva o público do jazz ao choro em espetáculo gratuito, no Guairinha. 

O evento é parte do lançamento do novo álbum de Ribas, “Acordeon instrumental”. O catarinense radicado em Curitiba se apresenta com um grupo de músicos renomados formado por Vinicius Araújo (guitarra), Glauco Solter (contrabaixo), Rodrigo Henrique (piano) e Vina Lacerda (percuteria).

O álbum retrata o percurso por vários gêneros que marca o trabalho de Ribas com o acordeão (ou acordeom, ou ainda acordeon, como prefere o instrumentista). Ainda criança, conheceu o instrumento nas rodas de mate e Centros de Tradição Gaúcha. Adulto, o acordeonista assumiu um estilo híbrido, que rompe fronteiras e leva o som do acordeão para os mais diversos gêneros – como o samba, o barravento e o baião.

“Tudo começou com meu pai, que tocava acordeom”, diz Ribas no material de divulgação do espetáculo. “Durante dez anos, toquei baile de música gaúcha. Nesse meio tempo, estudei no Conservatório de MPB em Curitiba, estudei harmonia e teoria musical, caminhos que não são muito comuns na música gaúcha. Estava tendo contato com outras coisas, sempre tive essa busca. Esse movimento inclusive foi o que me motivou a gravar o disco de música instrumental no acordeom. Queria colocar todas essas minhas ideias dentro desse conceito.”

Dentre suas referências estão Dominguinhos, Sivuca e Frank Marocco, além de Toninho Ferragutti, Oswaldinho do Acordeon e Alessandro Krammer. Os sulistas Albino Manique e Luiz Carlos Borges também inspiram o artista.

Música

Espetáculo de lançamento do álbum “Acordeon Instrumental”, de André Ribas. Quinta-feira (24), às 20h, no Guairinha. Evento gratuito. Os ingressos serão distribuídos por ordem de chegada.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima