Curso prático on-line ensina a escrever sobre comida
7 jun 2021 - 13h11

Curso prático ensina a escrever sobre comida

Workshop on-line é organizado pela premiada jornalista Flávia Schiochet

A febre gastronômica que contagiou o mundo nos últimos anos teve reflexos não apenas na glamourização da profissão de cozinheiro e na maciça difusão de programas televisivos culinários, mas abriu as portas também para uma legião de pessoas – leigas ou não – interessadas em contar sua experiência e relação com a comida de diferentes maneiras.

Para ajudar a se destacar em meio a essa cacofonia gastronômica, a premiada jornalista Flávia Schiochet promove o curso Como Escrever Sobre Comida. O workshop tem 12 horas de duração e será nos dias 5, 7 e 9 de julho (segunda, quarta e sexta) das 18h30 às 21h30 e no dia 10 de julho (sábado) das 14h às 17h.

As inscrições custam R$ 180 e o valor inclui apostila e retorno sobre os exercícios práticos. O curso será integralmente on-line e ao vivo, e as aulas ficarão gravadas para acesso posterior por 30 dias.

A jornalista Flávia Schiochet acumula prêmios e anos de experiência na cobertura gastronômica. Foto: Divulgação.

O principal público-alvo engloba jornalistas, publicitários, cozinheiros, donos e outros profissionais de restaurante, baristas, mixologistas, cervejeiros, sommeliers e simples apaixonados por gastronomia que gostam de escrever por hobby e prazer.

“Escrever uma reportagem, compartilhar os bastidores do seu restaurante nas redes sociais ou compartilhar receitas com seus espectadores são várias maneiras de falar sobre comida, e cada uma delas tem suas particularidades”, explica Flávia.

Durante os quatro dias de curso, a jornalista vai abordar cinco tópicos: gêneros textuais, repertório gastronômico e bibliográfico, seleção de informações, técnicas de escrita e questões importantes para editar o texto. Os inscritos terão seus exercícios comentados pela ministrante e poderão compartilhar o resultado com a turma caso queiram.

“O curso propõe uma série de ações e exercícios para que os participantes ‘destravem’ na hora de escrever e ultrapassem a barreira dos clichês, colocando-os no caminho para um texto autoral sólido”, diz Flávia.

Um petisco do conteúdo do curso

A jornalista tem bagagem para tanto. Schiochet foi repórter de gastronomia do Bom Gourmet, por mais de seis anos e manteve, paralelamente, entre 2013 e 2018, o blog Verdura sem Frescura, que se tornou referência em vegetarianismo.

Recebeu ainda dois prêmios jornalísticos por reportagens de gastronomia e acumula pós-graduação em jornalismo literário e mestrado em Turismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), no qual estudou a relação do setor com a alimentação vegetariana fora de casa em Curitiba.

Atualmente trabalha como jornalista freelancer, produtora de conteúdo, mediadora e ministra cursos de Construção de Sabores para o Paladar Vegetariano, Leites Vegetais e Leites Vegetais para Cafeterias (organizado pela Argenta Cafés).

Serviço
Como Escrever Sobre Comida. Valor R$ 180. Curso on-line e ao vivo pelo Zoom. Inscrições pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/como-escrever-sobre-comida__1209899

Datas e horários:
5 de julho (segunda), das 18h30 às 21h30 
7 de julho (quarta), das 18h30 às 21h30
9 de julho (sexta), das 118h30 às 21h30
10 de julho (sábado), das 14h às 17h.

Se puder, assine o Plural. Você pode escolher o valor que quer pagar. Isso faz muita diferença para nós: ser financiados por leitoras e leitores. As assinaturas nos mantêm funcionando com uma equipe que hoje tem oito pessoas e dezenas de colaboradores. Somos um jornal que cobre Curitiba em meio aos obstáculos da pandemia e fazemos isso com reportagens objetivas, textos de opinião e de cultura, charges e crônicas. Obrigado pela leitura.

Um comentário sobre “Curso prático ensina a escrever sobre comida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias