Cervejaria Curitibana lança cerveja escura para tomar no calor
19 abr 2021 - 14h59

Cervejaria Curitibana lança lager escura para tomar no calor

Bar resgatou a marca Cruzeiro, primeira cervejaria do Paraná, criada em 1870.

O bar Cervejaria Curitibana, no Água Verde, acaba de lançar sua última criação, uma lager escura e leve que combina com sobremesas e carnes assadas. Maturada em barricas de carvalho, a bebida tem leve aroma de café e chocolate.

Apelidada de Cruzeiro München, a novidade é produzida na cervejaria Coice da Mula, em Pinhais, e é vendida apenas no bar em Curitiba. O chope de 470 ml sai por R$ 14 e o growler de um litro por R$ 27.

A produção por enquanto ainda é pequena – 300 litros por mês -, mas o objetivo do empresário e publicitário Beto Glaser é aumentar a fabricação ao mesmo tempo que ele tenta popularizar o consumo de cervejas escuras.

“Há um estigma de que cerveja escura só se bebe no inverno, mas as pessoas estão quebrando esse paradigma e tomando também no verão”, diz Glaser.

A Cruzeiro, fundada por volta de 1870 em Curitiba, foi a primeira cervejaria do Paraná. Segundo conta o empresário, seu bisavô João Leitner abriu o Grand Hotel na centro da capital e começou a servir uma cerveja clara chamada Keller.

A bebida fez sucesso na comunidade germânica e levou João a abrir uma cervejaria no Batel. Em 1954, a marca foi comprada pela Brahma e a produção descontinuada.

Em novembro de 2018, Glaser resgatou a marca e lançou a Cruzeiro Keller, cerveja que ele diz ser produzida seguindo a receita original criada há cerca de 150 anos por seu bisavô e pelo irmão dele, Jorge Leitner, dois imigrantes austríacos que teriam aportuguesado o nome no Brasil.

O publicitário diz ter encontrado um manuscrito com as receitas escritas em alemão pelo bisavô e que ele as reproduz nos mesmos moldes, embora com algumas alterações, pois alguns insumos originais são totalmente diferentes de hoje em dia.

A reportagem pediu ao empresário uma imagem do manuscrito para que fosse publicada, mas ele informou que não guarda fotos e que o documento original está guardado a sete chaves por uma tia dele, que não o mostra para ninguém.

Serviço

Rua Nestor Victor 400 – Água Verde – 41 98406 7041. Segunda a sexta das 16 às 22h. Sábado das 11 às 22h. Facebook e Instagram: @cervejariacuritibana.

Se puder, assine o Plural. Você pode escolher o valor que quer pagar. Isso faz muita diferença para nós: ser financiados por leitoras e leitores. As assinaturas nos mantêm funcionando com uma equipe que hoje tem oito pessoas e dezenas de colaboradores. Somos um jornal que cobre Curitiba em meio aos obstáculos da pandemia e fazemos isso com reportagens objetivas, textos de opinião e de cultura, charges e crônicas. Obrigado pela leitura.

2 comentários sobre “Cervejaria Curitibana lança lager escura para tomar no calor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias