Hoje é o #CarbonaraDay: aprenda três versões clássicas e uma vegetariana do prato italiano

Seleção de vídeos traz receitas e dicas para fazer o carbonara perfeito

Nesta quarta-feira (6) os apaixonados pela comida italiana comemoram o #CarbonaraDay, uma data que serve para celebrar o clássico prato italiano e compartilhar receitas e dicas nas redes sociais. Então, não se assuste se hoje a sua timeline vai ser inundada de ovo cremoso escorrendo em cima do espaguete.

A receita original leva poucos ingredientes, mas o segredo para obter a cremosidade perfeita é executar corretamente o preparo.

“Carbonara não é uma opinião: ou é ou não é. Carbonara não leva creme de leite, ervilha e um monte de porcaria que o povo põe em cima”, provoca a chef Carolina Carofani, filha de italianos e proprietária da Caramelodrama, em Curitiba.

A origem deste prato, que se popularizou no mundo inteiro, é um mistério. Uma teoria é que o carbonara (os italianos se referem ao prato no feminino, “la carbonara”) teria raízes na cozinha camponesa da Itália: macarrão seco, ovos, guanciale (bochecha do porco), pimenta-do-reino e queijo pecorino são insumos que podiam ser encontrados e armazenados facilmente.

Outra versão atribui a criação aos soldados americanos que lutaram na segunda guerra mundial na Itália. Em 1944, os militares teriam misturado espaguete com gema de ovo e bacon para obter energia num único prato prático e rápido de fazer.

Seja qual for a origem, Garofani lembra que é possível fazer algumas adaptações para tornar o preparo mais prático, mas sem desnaturar a receita tradicional. O espaguete pode ser substituído por outro formato de massa, de preferência longa, como talharim, linguine, bavette, mas nunca massa com ovo ou integral.

O guanciale, por ter um preço mais elevado e ser de difícil acesso no Brasil, pode ser substituído pelo bacon, assim como o queijo pecorino pode ser trocado por um parmesão de boa qualidade.

Veja a seguir três receitas clássicas, mais uma vegetariana, de carbonara em vídeo, cada uma com pequenas diferenças no modo de preparo, mas todas com o mesmo resultado: um prato cremoso de lamber os beiços.

A primeira versão é da própria Garofani; a segunda é do chef italiano Daniele Rossi que conta com milhões de seguidores nas redes sociais, já a terceira e a quarta são da italiana Nadia Caterina Munno, conhecida na internet como The Pasta Queen.

A última é uma versão “rebelde” do carbonara, ou para melhor dizer, vegetariana, já que a carne suína é substituída por abobrinha. Escolha a sua favorita e seja feliz!

Receita do carbonara, por chef Carolina Garofani

Ingredientes

200 g pasta longa: spaghetti, linguini, bavette

2 ovos

2 gemas

30 g queijo parmesão ralado

30 g queijo pecorino ralado

200 g guanciale ou bacon cortado em cubos de menos de 1cm

Modo de preparo

Ferva 4 litros de água com 1 colher de sopa de sal. Frite a carne de porco em fogo médio até dourar bem, sem deixar secar demais. Deixar esfriar. Rale o queijo — queijo ralado na hora é sempre melhor. Misture o queijo e os ovos vigorosamente até fazer uma pasta grossa. Adicione a carne curada de porco, com gordura e tudo, e misture bem. Aqueça esta mistura com cuidado até atingir 50ºC, mexendo bem — um banho quentinho — no microondas ou com muito cuidado numa panela. Cozinhe a massa e tire da água com 1 minuto a menos do que o tempo indicado na embalagem. Deixe esfriar por 45 segundos ou até atingir 65ºC. Rapidamente misture o molho morno com a massa, mexendo bem e deixando o molho emulsionar. Dica: se estiver muito seco, adicione um pouquinho da água do cozimento da massa — o amido vai ajudar na cremosidade. Se estiver muito líquida, aquecer em fogo baixo delicadamente, mexendo sempre até engrossar. Sirva imediatamente, com um pouco mais de queijo ralado por cima e pimenta preta moída na hora.

***

Receita do carbonara, por chef Daniele Rossi

Ingredientes

80 g de gema de ovo
60 g de pecorino romano
380 g espaguete
180 g guanciale ou bacon
Pimenta-do-reino quanto baste

Modo de preparo

Separe as gemas e as coloque numa tigela. Rale o queijo, adicione duas colheres de água de cocção do macarrão e misture até amalgamar. Corte o guanciale ou bacon em tiras de 1 cm e doure numa frigideira. Retire a carne, mas reserve a gordura que ficou no fundo da panela. Coloque o composto com ovos e queijo em banho-maria e adicione duas colheres de gordura do guanciale. Enquanto isso, rale a pimenta-do-reino e deu uma tostada numa frigideira quente. Nesta mesma panela adicione duas conchas de água de cocção, o macarrão escorrido dois minutos antes do tempo indicado na embalagem e termine de cozinhar na frigideira. Quando o macarrão estiver al dente, adicione o composto de ovos e queijos e uma parte do guanciale. Misture até ficar bem cremoso, polvilhe mais queijo e adicione o resto da carne suína.

***

Receita clássica do carbonara, por The Pasta Queen

Receita vegetariana de carbonara, por The Pasta Queen

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima