11 maio 2022 - 17h27

Após 36 anos, restaurante Polpettas anuncia fechamento e faz despedida

Tradicional cantina italiana no Bigorrilho, em Curitiba, funciona só até domingo; conheça a história da casa

Após 36 anos, o restaurante Polpettas, localizado no Bigorrilho, em Curitiba, anunciou que fechará as portas neste domingo (15). Estes, portanto, são os últimos dias para quem quiser comer na tradicional cantina italiana.

Fundado em 1986 pelo casal Gennaro Nicolella, 70, e Rosa Zanlorenzi, 82, e pelos filhos Fernando Gabardo e Soeli Zanlorenzi Gabardo, o Polpettas se destacou pelas massas caseiras, as pizzas no forno à lenha, o bife à parmegiana, os filés gratinados e, claro, os polpettones.

Tudo servido com a tradicional fartura das cantinas italianas onde um prato para duas pessoas costuma satisfazer tranquilamente três comensais.

Rosa e Soeli, nonna e mamma fundadoras do Polpettas. Foto: Reprodução.

Nesta terça-feira (10), dia em que a casa anunciou nas redes sociais o plano de fechamento, o local foi tomado por uma romaria de velhos clientes desejosos de se despedir do restaurante que marcou uma época na cidade.

“O Polpettas tem muita história para contar ao longo de mais de 30 anos. Aqui houve muitos pedidos de namoros e casamentos, foi um lugar que marcou a memória de muitos clientes. Ontem [terça, 10] muita gente veio se despedir, foi muito emocionante”, conta o gerente Leonardo Gabardo, da terceira geração da família.

Pratos fartos típicos das cantinas italianas. Foto: Reprodução.

O fechamento foi motivado pelo plano da família de focar os esforços no novo café A Mercearia Ceasa, localizado na unidade das Centrais de Abastecimento no bairro Tatuquara, cujo cardápio vai ganhar o reforço de alguns pratos do Polpettas, em breve.

A família fez a história da gastronomia curitibana. O italiano Aurelio Nicolella, bisavô de Leonardo e pai de Gennaro, fundou há mais de 40 anos A Landerna, uma das primeiras pizzarias com forno à lenha da cidade.

Fernando e Leonardo, segunda e terceira geração da família. Foto: Reprodução.

Após vender o restaurante, Aurelio foi e voltou da Itália e, em 1973, inaugurou a pizzaria Pizzicato, que ainda funciona no Rebouças.

Quem quiser se despedir do Polpettas tem tempo até domingo: o restaurante funciona de terça-feira a sábado no jantar e no domingo no almoço.

Serviço

Al. Princesa Izabel, 786, Bigorrilho, Curitiba. Terça a sábado das 18h às 23h; domingo das 11h30 às 16h. Funciona também pelo delivery no iFood. Instagram: @restaurantepolpettas

O Plural é um jornal independente mantido pela contribuição de nossos assinantes. Ajude a manter nosso jornalismo de qualidade. Assine o Plural. Você pode escolher o valor que quer pagar. E passa a fazer parte da comunidade mais bacana de Curitiba.

Deixe um comentário

Últimas Notícias

Bolsonaro não concluiu 84% das obras da transposição do Rio São Francisco, como alega vídeo

É enganosa a afirmação de que Jair Bolsonaro (PL) entregou 84% das obras da Transposição do rio São Francisco. Apesar do presidente ter retomado 222 km que haviam sido retirados do projeto original por administração anterior, a execução da obra atravessou outras três gestões federais que, juntas, entregaram mais de 90% da infraestrutura do empreendimento, considerando a extensão inicial – de 477 km

Projeto Comprova

É de graça


E vai continuar assim. Mas o nosso trabalho só existe porque ele é financiado por você, leitora e leitor, e por parceiros. Ajude o Plural a continuar independente. Apoie e assine por valores a partir de R$ 5 por mês.

Já é nosso assinante?
Faça seu login com email ou nome de usuário

Não é assinante?  Assine por valores a partir de R$ 5 por mês.

This will close in 20 seconds