Top
Divisão de CensuraMinistériosPolícia FederalSNI

DOCUMENTOS DA CENSURA. GLAUBER ROCHA, RUTH ESCOBAR, CARLOS PUEBLA E OUTROS

Compartilhe:

A censura na ditadura militar foi um dos elementos mais marcantes da severidade do regime autoritário que governava o país. O povo brasileiro era controlado pelos órgãos do governo que tentavam transparecer a paz e a estabilidade social no país tendo como sustento o desenvolvimento econômico.

Entre 1968 e 1978 mais de 600 filmes, 500 peças teatrais, vários livros e assuntos escolares foram proibidos pela censura. Mas no campo da produção cultural quem mais sofreu com a repressão foi a Música Popular Brasileira, tratada pelo Estado como causadora de mal à população, ofensiva às leis, à moral e aos costumes. A música tem uma capacidade própria de tomar o subconsciente das pessoas e propagar idéias, foi justamente o que causou maior atenção dos censores com os compositores, muitas vezes as músicas eram barradas apenas pelo título escolhido por seu criador. Muitos autores foram presos ou expatriados, discos foram vetados ou recolhidos e algumas canções permaneceram desconhecidas do público.

Os documentos da Divisão de Censura e outros similares, publicados no site DR fazem parte do acervo do Arquivo Nacional.

 

Compartilhe:

Arquivos para download:

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *