ORIGINAL DA CARTA DE CARLOS LAMARCA AO COLETIVO DA VPR NO CHILE

Compartilhe:

Carta manuscrita enviada em 1971 ao coletivo da VPR  no Chile. Essa carta faz parte de um conjunto de três cartas do líder guerrilheiro e que se encontram no Arquivo Nacional. As mesmas foram apreendidas em um aparelho da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), no Rio de Janeiro. Nos documentos,Lamarca critica o que chama de “parada” de outros grupos de oposição à ditadura militar.

As cartas estão entre os documentos entregues pela Força Aérea Brasileira (FAB) ao Arquivo Nacional. Anteriormente, a FAB havia afirmado que os textos teriam sido destruídos.

carta-lamarca

248593013-carta-enviada-por-lamarca2

Compartilhe:

Arquivos para download:

Aluizio Palmar

Os documentos dos arquivos da ditadura devem ser vistos com o olho crítico da dúvida, pois foram escritos por pessoas treinadas para mentir, contrainformar, caluniar, prender, torturar e matar.
Espero que Documentos Revelados contribua para a compressão dos acontecimentos das décadas passadas, dos métodos de controle usados pelo Estado Policial e estimule os visitantes a ter um compromisso ativo com a democracia.
Documentos Revelados é resultado de anos de garimpagem em arquivos públicos e particulares, de caixas e pastas, repletas de mandados de prisão, informes,radiogramas, ofícios, dossiês,relatórios e outros tipos de documentos produzidos pela burocracia policial.

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *