Top
Mov.EstudantilRepressão

INFORME DA AESI/UFPR SOBRE PARTICIPAÇÃO DE ACADÊMICOS NO II ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE DIREITO

Compartilhe:

Informe produzido pela Assessoria de Segurança e Informações da Universidade Federal do Paraná e remetido ‘a Delegacia de Ordem Política e Social – DOPS, relatando a realização do II Encontro Nacional de Estudantes de Direito e o comparecimento de lideranças acadêmicas.

As Assessorias Especiais de Segurança e Informação (AESI) passaram a funcionar junto  no sentido de identificar, vigiar e controlar os estudantes classificados pela ditadura como agentes causadores da “intranquilidade pública”.

Dependendo do relato policial o estudante podia receber punição severa, de acordo com Decreto-Lei nº 477, elaborado pelo Conselho de Segurança Nacional especialmente para silenciar estudantes, professores e funcionários das instituições de ensino. O decreto proibia qualquer manifestação, passeata ou comício no interior de escolas e universidades públicas e particulares, sob pena de desligamento da faculdade no caso dos estudantes e demissão para professores e funcionários.

DOCUMENTO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO  E CULTURA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

REITORIA

ASSESSORIA ESPECIAL DE SEGURANÇA E INFORMAÇÕES

DIFUSÃO DOPS

INFO 24 ABRIL 1973

INFORMA QUE OS ESTUDANTES DO CURSO DE DIREITO, EDUARDO STOTS, ANTONIO CARLOS RIBAS, GERALDO VAZ, OLIEN LUSTOSA, ALBERTO CURVO E FRANCISCO NONATO PARTICIPARAM DO  II ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE DIREITO

 http://pt.scribd.com/doc/118568536

Compartilhe:

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *