DOCUMENTO DA DITADURA SOBRE JULGAMENTO DO “CABO” ANSELMO NO CHILE

Compartilhe:

Os arquivos da ditadura, hoje sob a guarda dos acervos do Arquivo Nacional e arquivos estaduais estão repletos de informes oriundos do Chile e outros países que receberam os militantes da resistencia que saíram para o exílio. Muitas dessas informações referem-se a reuniões fechadas realizadas pelas direções das organizações políticas-militares, que compunham o movimento que lutava contra a ditadura.

Em anexo um informe sobre uma reunião realizada em Santiago para julgar  “cabo” Anselmo, responsável pela morte de seis membros da VPR, em chacina acontecida em janeiro de  1973.

SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA

DEPARTAMENTO DE ORDEM POLÍTICA E SOCIAL

SERVIÇO DE INFORMAÇAO

SÃO PAULO,27JUNHO1973

ASSUNTO: SITUAÇÃO NO CHILE

ORIGEM: A FONTE

CLASSIFICAÇÃO A.1

DIFUSÃO A COMUNIDADE DE INFORMAÇÃO

INFORME 25-B/73 

Compartilhe:

Arquivos para download:

Aluizio Palmar

Os documentos dos arquivos da ditadura devem ser vistos com o olho crítico da dúvida, pois foram escritos por pessoas treinadas para mentir, contrainformar, caluniar, prender, torturar e matar.
Espero que Documentos Revelados contribua para a compressão dos acontecimentos das décadas passadas, dos métodos de controle usados pelo Estado Policial e estimule os visitantes a ter um compromisso ativo com a democracia.
Documentos Revelados é resultado de anos de garimpagem em arquivos públicos e particulares, de caixas e pastas, repletas de mandados de prisão, informes,radiogramas, ofícios, dossiês,relatórios e outros tipos de documentos produzidos pela burocracia policial.

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *