Top
DOPS DOS ESTADOS

OFÍCIO DO CONSUL DO JAPÃO EM RECIFE AO DOPS SOBRE OS ESTUDANTES DO EXÉRCITO VERMELHO JAPONÊS

Compartilhe:

O Exército Vermelho Japonês é um grupo comunista que surgiu em meados de 1969. Os universitários japoneses agrupados na poderosa Zengakuren, a Federação de Estudantes, protestavam contra as universidades privadas a quais acusavam de “preparar mão de obra para servir os monopólios”, além de serem más formadoras e excessivamente caras. No crescente movimento de protesto conviviam formações diversas como a Liga Marxista Leninista, de tendência maoísta; a Federação Trotskista; e as Juventudes Comunistas. Os partidos políticos se mostravam incapazes de solucionar os problemas do povo e a apatia das pessoas se refletia em que mais de 30% dos eleitores não iam às urnas quando tinham que eleger representantes. Cansados das eternas discussões e dispostos a “passar à ação”, uns 400 universitários de origem pequeno-burguesa se desligaram da Federação Trotskista e formaram o Exército Vermelho.

Em 31 de março de 1970, nove deles abordaram um avião da linha aérea japonesa e o desviaram para a Coreia do Norte. Os pilotos tentaram enganá-los aterrizando a aeronave na capital da Coreia do Sul, Seul, mas a manobra não deu certo e chegaram finalmente a Pyongyang, onde se comprovou que as pistolas e bombas que exibiam eram de mentira. Só as katanas e as facas eram reais.

O membros do Exército vermelho Japonês foram perseguidos internacionalmente. O documento em anexo é um ofício  enviado pelo Cônsul do Japão em Recife ao chefe do Departamento de Ordem Política e Social de Pernambuco.

 

Compartilhe:

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *