Top
DOPS DOS ESTADOSRepressão

ATESTADO DE ANTECEDENTES POLÍTICOS DE AFFONSO ROMANO DE SANT`ANNA EMITIDO PELA DOPS DE MINAS GERAIS

Affonso Romano de Sant’Anna é um artista e intelectual que une a palavra à ação.

Com mais de 40 livros publicados, professor em diversas universidades brasileiras – UFMG, PUC/RJ, URFJ, UFF, no exterior lecionou nas universidades da California (UCLA), Koln (Alemanha), Aix-en-Provence (França).

Nascido em Belo Horizonte (1937), desde os anos 60 teve participação ativa nos movimentos que transformaram a poesia brasileira, interagindo com os grupos de vanguarda e construindo sua própria linguagem e trajetória.

Data desta época sua participação nos movimentos políticos e sociais que marcaram o país. Embora jovem, seu nome já aparece nas principais publicações culturais do país. Por isto, como poeta e cronista foi considerado pela revista “Imprensa”, em 1990, como um dos dez jornalistas que mais influenciam a opinião de seu país.

Nos duros tempos da última ditadura militar, Affonso Romano de Sant’Anna publicou corajosos poemas nos principais jornais do país, não nos suplementos literários, mas nas páginas de política . Poemas como “ Que país é este?” (traduzido para o espanhol, inglês, francês e alemão), foram transformados em “posters”, aos milhares, e colocados em escritórios, sindicatos, universidades e bares.

O documento em anexo é uma certidão de antecedentes políticos ideológicos expedido pela Secretaria de Segurança Pública de Minas Gerais.
Esse documento relata a passagem de Affonso Romano pelo movimento estudantil de Belo Horizonte, notadamente sua participação no Centro Popular de Cultura – CPC , da UNE.

Acervo do Arquivo Público de Minas Gerais Affonso Romano

http://www.scribd.com/doc/122150567/Affonso-Romano-de-Santana

 

Compartilhe:

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *