INFORME DE ATAQUE GUERRILHEIRO EM SAN ANTONIO MOBILIZOU ÓRGÃO DA REPRESSÃO NO BRASIL

Compartilhe:

Uma notícia de que o Posto da Gendarmeria Argentina em San Antonio, fronteira com o Brasil, havia sido atacado por guerrilheiros, mobilizou o Cônsul daquele país, Exército brasileiro e a Gendarmeria. Isso ocorreu em 1975 e a notícia que havia partido de Curitiba dizia que havia mortos em consequência do enfrentamento. O Cônsul atravessou o Rio Iguaçu e foi verificar se a notícia procedia, os órgãos policiais e militares da fronteira- tanto os do lado de cá, como os do lado de lá – entraram em estado de alerta. O Comandante do 1º BFront,  Coronel Jecy se deslocou de helicóptero até Santo Antônio, cidade brasileira, vizinha de sua homônima argentina.

DOCUMENTO

TERRORISTAS EM SAN ANTONIO/RA

03DEZ75

ACT/SNI

SI/SR/DPF/PR

PB 227/75-SI/SR/DPF/PR DE 26.11.75 1228/75 E 1561/75

 

Compartilhe:

Arquivos para download:

Aluizio Palmar

Os documentos dos arquivos da ditadura devem ser vistos com o olho crítico da dúvida, pois foram escritos por pessoas treinadas para mentir, contrainformar, caluniar, prender, torturar e matar.
Espero que Documentos Revelados contribua para a compressão dos acontecimentos das décadas passadas, dos métodos de controle usados pelo Estado Policial e estimule os visitantes a ter um compromisso ativo com a democracia.
Documentos Revelados é resultado de anos de garimpagem em arquivos públicos e particulares, de caixas e pastas, repletas de mandados de prisão, informes,radiogramas, ofícios, dossiês,relatórios e outros tipos de documentos produzidos pela burocracia policial.

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *