A “SOCIEDADE PESQUEIRA ALTO URUGUAI LTDA” EM TRÊS PASSOS-RS COMO EXEMPLO PRIVILEGIADO DE RESISTÊNCIA CAPILARIZADA À DITADURA NO BRASIL

Compartilhe:

DEMOCRACIA, DIREITOS HUMANOS E DITADURA MILITAR NO BRASIL: A
CAPILARIZAÇÃO DA VANGUARDA POPULAR REVOLUCIONÁRIA NO
INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL POR MEIO DA SOCIEDADE PESQUEIRA
ALTO URUGUAI E A TRAJETÓRIA DE ROBERTO ANTONIO DE FORTINI
COMO EXEMPLOS DE (MICRO) RESISTÊNCIA AO REGIME DITATORIAL
elaborada por
CLARISSA MERTZ

A Sociedade Pesqueira Alto Uruguai era a fachada da VPR para implantar uma base de treinamento e apoio logístico às ações de guerrilha da organização na fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina. Com recursos obtidos nas expropriações de bancos na região metropolitana de Porto Alegre, o comando regional da VPR investiu na compra de barcos, barracas, ferramentas e equipamento de pesca, além de veículos, como um caminhão frigorífico que chegou a fazer entregas regulares de pescados dentro do quartel da cidade. A fachada incluía uma casa alugada em Três Passos para sediar a empresa e uma base em Imbituba (SC), onde a Sociedade se abastecia de frutos do mar.

Compartilhe:

Arquivos para download:

Aluizio Palmar

Os documentos dos arquivos da ditadura devem ser vistos com o olho crítico da dúvida, pois foram escritos por pessoas treinadas para mentir, contrainformar, caluniar, prender, torturar e matar.
Espero que Documentos Revelados contribua para a compressão dos acontecimentos das décadas passadas, dos métodos de controle usados pelo Estado Policial e estimule os visitantes a ter um compromisso ativo com a democracia.
Documentos Revelados é resultado de anos de garimpagem em arquivos públicos e particulares, de caixas e pastas, repletas de mandados de prisão, informes,radiogramas, ofícios, dossiês,relatórios e outros tipos de documentos produzidos pela burocracia policial.

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *