Top
Forças ArmadasFoz do IguaçuFundo Foz do IguaçuOutrosRepressãoTorturas

A “GUERRILHA DOS DENTES DE OURO”, PRIMEIRA RESISTÊNCIA ARMADA `A DITADURA. TEXTOS E 69 IMAGENS

Pouca conhecida e estudada, a Guerrilha de Três Passos, recupera a dimensão de um espaço de tempo de consolidação da ditadura.

Eram 22 jovens, alguns comunistas, outros nacionalistas dos Grupos dos Onze, quase todos camponeses.

Eles foram capturados nos dias 27 e 28 de março de 1965. Alguns na proximidades de Capitão Leônidas Marques e outros nas proximidades de Santa Lucia, localidades do Estado do Paraná.

Antes de serem presos tomaram um caminhão, o destacamento da Brigada Militar na cidade de Três Passos, ocuparam uma radio e leram uma proclamação conclamando o povo a aderir a luta contra a ditadura.

Avançaram em direção ao Paraná, cruzando o Oeste de Santa Catarina, tomando destacamentos militares, recolhendo armamento e fazendo proclamas. Pagavam o abastecimento com um bônus e diziam aos comerciantes que seriam reembolsados após a deposição do governo militar.

Entre as cidade de Capitão Leônidas Marques e a vila de Santa Lucia, foram capturados após um confronto com forças do Exercido, quando um sargento morreu baleado pelas seus colegas de farda.

Após a prisão os guerrilheiros foram levados para o Batalhão de Fronteiras, em Foz do Iguaçu e ali torturados. Os algozes do chefe do grupo, coronel cassado Jefferson Cardin Osório, foi o coronel Curvo, Capitão Rui Vieira do Rego Monteiro, o Major Ari Ronconi e o Capitão Índio do Brasil.  Jefferson foi amarrado junto as grades, com os pés e mãos  e permaneceu suspenso do dia 27 para o dia 28.

Em anexo segue em PDF texto de minha autoria e que faz parte do livro  “Onde foi que vocês enterraram nossos mortos?” e mais a dissertação para o curso de Direito da UFSC, de autoria de Daniela Mesquita Leutchuk de Cademartori.

Ainda em anexo 69 imagens do acervo de Valdetar Dornelles, sobrevivente da guerrilha e um dos lideres do movimento.

http://pt.scribd.com/doc/214429282/A-GUERRILHA-DE-TRES-PASSOS

http://pt.scribd.com/doc/214480517/Dissertsacao-3-Passos

 

Compartilhe:

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *