Top
Áudio

Documentos Revelados disponibiliza áudio de telefonema entre o presidente Lyndon B. Johnson a discutir o golpe iminente com o subsecretário de Estado George Ball, 31 de Março de 1964.

 Audio tape da Casa Branca, presidente Lyndon B. Johnson a discutir o golpe iminente com o subsecretário de Estado George Ball, 31 de Março de 1964.
Este clipe áudio está disponível em vários formatos:
Windows Media Áudio – High bandwidth (7.11 MB)
Windows Media Audio – Low bandwidth (3.57 MB)
MP3 – (4.7 MB)Nesta fita de 5:08 minutos obtida junto à Biblioteca Lyndon Baines Johnson, o presidente Johnson é registado a falar ao telefone do seu rancho no Texas com o subsecretário de Estado George Ball e o secretário assistente para a América Latina, Thomas Mann. Ball informa Johnson acerca da situação dos movimentos militares no Brasil para derrubar o governo de João Goulart que os responsáveis americanos encaram como de esquerda estreitamente associado ao Partido Comunista Brasileiro. Johnson dá a Ball sinal verde para apoiar activamente o golpe se o reforço americano for necessário. “Penso que devemos dar todos os passos que pudermos, estarmos preparados para tudo o que for necessário fazer”, ordena ele. Numa aparente referência a Goulart, Johnson declara “simplesmente não podemos aguentá-lo” (“we just can’t take this one”) . “Eu iria mais além e poria meu pescoço um pouco para fora” (“I’d get right on top of it and stick my neck out a little”) , recomendou a Ball.

Compartilhe:

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *