Top
DOPS DOS ESTADOSMov.EstudantilResistência

VINTE E TRÊS DOCUMENTOS REVELAM MONITORAMENTO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL DO CEARÁ PELA DITADURA

Informe sobre a convocação feita pelo DCE a todos os estudantes da UFC, marcada para o dia 11 de março, no campus do Pici, Benfica e Faculdade de Medicina, para uma assembleia geral. A finalidade da assembleia é tratar de assuntos referentes ao Restaurante Universitário.

Informe sobre uma assembléia no Centro de Ciências Sociais da UFC, promovido pelos estudantes abaixo citados com o objetivo de abrir o Restaurante Universitário.

Informe sobre o acontecimento de uma reunião datada para o dia 14 de março, no Centro Acadêmico Clóvis Bevilaqua, do curso de Direito da UFC. A pauta da reunião é referente ao III Encontro Nacional dos Estudantes de Direito, em Goiânia.

Informe sobre um ato público que aconteceu no pátio da Reitoria da UFC onde compareceram os estudantes abaixo citados.

Informe sobre reunião ocorrida no dia 15 de março, no centro acadêmico Clóvis Beviláqua, da Faculdade de Direito da UFC. O Objetivo foi a formação de comissões para arrecadação de fundos para a participação dos alunos do curso de Direito da UFC e UNIFOR no III Encontro Nacional dos Estudantes de Direito, em Goiânia.

Informando sobre a reabertura do R.U. Da UFC. No R.U. Do Benfica houve uma manifestação por parte do DCE devido ao aumento do valor do almoço, porém não houve adesão dos demais estudantes. Os R.U.’s foram reabertos no dia 16 de março de 1981.

Informe sobre reunião ocorrida no centro acadêmico Clóvis Beviláqua, no curso de Direito da UFC, para cumprir tarefas planejadas na reunião anterior, e também para tomar novas decisões, como parte dos trabalhos de preparação ao encontro nacional dos estudantes de direito (III ENED).

Informe sobre maniferstação pública, na praça José de Alencar, contra a lei de segurança nacional, ocorrida dia 20 de março. Destacados cinco pronunciamentos sobre aspectos da vida social, sobre assuntos da situação política do país. Foram citados nomes dos estudantes identificados.

Informe sobre objetivo da reunião do CACB do curso de Direito, ocorrida no dia 24 de março. Informações sobre a ida de estudantes a Brasília, para tratar da greve geral. Informnações sobre a próxima reunião.

Informe sobre as reivindicações feitas na Assembleia Geral, realizada no dia 24 de março, pelo Centro Acadêmico do Curso de Economia da UFC. As reivindicações foram feitas junto à Coordenação do curso.

Informe sobre a Assembleia geral dos estudantes de Direito, em que será votada a adesão ou não ao desencadeamento da greve.

Informe sobre manifestação pública, que tinha como objetivo a greve nacional e a arregimentação das entidades estudantis da UECE. Consta o nome dos participantes da UFC e da UECE.

informe sobre a reunião ocorrida em 26 de março. Os estudantes se posicionaram contra o desencadeamento da greve, mas irão aguardar o resultado da Assembleia Geral.

Informe sobre a realização de uma reunião no Centro Acadêmico Clóvis Beviláqua, do Curso de Direito da UFC. Ficou acertada na reunião, que será feita uma assembleia, onde acontecerá um plebiscito sobre o desencadeamento da greve nacional dos estudantes.

Informe sobre uma passeata reunindo estudantes da UFC, UECE e UNIFOR. Saindo da Reitoria da UFC e indo em direção à Praça José de Alencar. Durante o protesto, as principais reivindicações eram sobre educação.

Resposta a pedido de busca nos arquivos da DOPS sobre lançamento do Livro “Araguaia Partidos e Guerrilha”, que foi realizado no anfiteatro da Faculdade de Direito da UFC. Na palestra foi falado sobre o conteúdo do livro, a guerrilha ocorrida no sul do Pará, por volta de 1973. Foi distribuído o panfleto “O povo cearense”.

Resposta à pedido de busca nos arquivos da DOPS sobre a passeata dos estudantes da UFC (DCE), a passeata que incluía alunos da UNIFOR e da UECE foi adiada. Foi distribuído o panfleto “Greve Nacional Adiada”.

Resposta a pedido de busca nos arquivos da DOPS sobre Assembleia Geral com votação dos alunos para decidir a greve geral. Com resultado confuso, prevaleceu a opinião dos que eram a favor da greve.

Resposta à pedido de busca nos arquivos desta DOPS.

Documento traz informações a respeito de Assembleia Geral promovida pelo Centro Acadêmico de Química, na data de 01/04/1981 no auditório do bloco 712 da UFC. O documento faz referências às discussões entre alunos ocorridas durante debates.

Informe sobre a presença de membros do DCE/UFC, na Faculdade de Direito, convocando os alunos a participarem na assembleia Geral, quando será votada a adoção a greve nacional.

Documento traz informações da reunião de professores realizadas na data 23 de abril de 1981, na sede da Associação dos Profissionais em Educação do Ceará (ASPEC). O documento traz levantamento das reivindicações feitas pelos professores durante reunião.

Citados:

Adonai de Sousa Porto

Agamenon de Tavares de Almeida

Alberto Fernandes de Farias Neto

Alzira Mindelo

Ângelo Arroyo

Arsênio da Cruz flecha Neto

Carlos Augusto de Vasconcelos

Cícero Alcir Nobre

Clotilde Maria Guimarães Rocha

Edmilson Aires de Alcântara

Ercília Maria Oliveira

Fátima Lêda Barros Almeida

Fernanda Maria Penaforte Moreira

Francisco Auto Filho

Francisco Danilo Bastos Forte

Francisco de Assis de Oliveira

Gentil Farias Neto

Geovani Ferreira Barbosa

Geralda Azevedo Ferreira

Geraldo Rezende Pereira

Giovani Pereira Barbosa

Gustavo Alberto Pereira de Moura

Higino luiz Barros Mesquita

Joao Eudes Baima Bezerra

João olivardo Mendes

João Vágner de Alencar Castro

Jorge Montenegro Braga

José Benevides Queiroz

José Clodoveu de Arruda Coelho Neto

José Genuíno Neto

José Nobre Guimarães

José Odval Alcantara Junior

José Ribamar Aguiar Júnior

José Rômulo Mesquita Martins

José Teixeira Neto (Lelé)

Lúcia Rodrigues de Alencar Lima

Luís Carlos Paes de Castro

Luis de Orlenas Lima Gois

Manoel da Conceição

Manoel Domingos

Manuel da Conceição

Marcos Antônio Albuquerque

Maria Auxiliadora Rozendo da Silva

Maria da Conceição Rosendo da Silva Tavares

Maria de Fátima Chagas Carvalho

Maria do Carmo moreira

Maria do Carmo Nogueira

Maria Eleuda de Carvalho

Maria Elizabete V. Lima

Maria Elizabete V. Lima

Maria Fátima Chagas Carvalho

Maria Laura Moreira

Maria Luiza Fontenele

Mário Sérgio Silva Barros

Mariza Costa Almeida

Paulo César Fonteneles de Lima

Paulo de Tarso Bernardes Mamede

Paulo Ferreira Maciel

Pedro Cláuber Macambira

Professora Silvia Helena

Reinaldo Alexandre de Paula Barroso

Ricardo Antônio Meirelles Arruda

Ricardo Ato. Meireles Arruda.

Roberto César Assunção de Souza

Roberto José Bastos Macambira

Rosa Maria F. Fonseca

Sandro Og Teles da Ponte

Sergio Lemos Marinho

Socorro Saldanha

Socorro Saldanhga

Tereza Cristina Ferreira da Fonseca

Vanderli

Vanzetti Lima de Alencar

Victor Neschi Filho

Waldeck Capibaribe Filho

Wladimir Pomar

 http://www.scribd.com/doc/128369765/Ceara

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *