PALMARES – IMPRENSA CLANDESTINA DA VAR

Compartilhe:

Palmares coloca em cena uma outra vertente das organizações armadas. Logo depois do golpe, já sob inspiração da teoria do foco guerrilheiro, dissidências da POLOP unem-se a militares contrários ao regime e tentam partir para a ação.

Nascem nesse processo agrupamentos como COLINA (Comando de Libertação Nacional) e VPR (Vanguarda Popular Revolucionária), que se unem em 1969 para formar a VAR-Palmares, sob a liderança de Carlos Lamarca.

O jornal da organização circulava apenas entre os militantes, assim como Resistência, editado pelo MR-8, mais voltado para o debate interno, como na edição especial que analisa a situação dos camponeses na Bahia, onde a organização pretendia criar um foco guerrilheiro.

(Instituto Vlademir Herzog)

Compartilhe:

Aluizio Palmar

Os documentos dos arquivos da ditadura devem ser vistos com o olho crítico da dúvida, pois foram escritos por pessoas treinadas para mentir, contrainformar, caluniar, prender, torturar e matar.
Espero que Documentos Revelados contribua para a compressão dos acontecimentos das décadas passadas, dos métodos de controle usados pelo Estado Policial e estimule os visitantes a ter um compromisso ativo com a democracia.
Documentos Revelados é resultado de anos de garimpagem em arquivos públicos e particulares, de caixas e pastas, repletas de mandados de prisão, informes,radiogramas, ofícios, dossiês,relatórios e outros tipos de documentos produzidos pela burocracia policial.

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *