RELATÓRIO FINAL DA COMISSÃO DA VERDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Compartilhe:

Este Relatório Final é resultado de dois anos e oito meses de trabalho da Comissão da Verdade do Rio. Ele foi entregue ao Governo do Estado do Rio de Janeiro e à sociedade civil em cerimônia no Palácio Guanabara, no dia 10 de dezembro de 2015. O documento está dividido em seis partes, englobando desde o contexto de criação das Comissões da Verdade até as recomendações ao Estado brasileiro de políticas de não-repetição de graves violações de direitos humanos, passando pela lista de mortos e desaparecidos do Rio de Janeiro, os casos investigados e a identificação de locais de prisão e tortura. Além disso, apresenta as pesquisas a respeito do empresariado e da violência aos trabalhadores rurais e urbanos, aos militares perseguidos, aos moradores de favela, à população negra, às mulheres e aos setores LGBT.

Compartilhe:

Arquivos para download:

Aluizio Palmar

Os documentos dos arquivos da ditadura devem ser vistos com o olho crítico da dúvida, pois foram escritos por pessoas treinadas para mentir, contrainformar, caluniar, prender, torturar e matar.
Espero que Documentos Revelados contribua para a compressão dos acontecimentos das décadas passadas, dos métodos de controle usados pelo Estado Policial e estimule os visitantes a ter um compromisso ativo com a democracia.
Documentos Revelados é resultado de anos de garimpagem em arquivos públicos e particulares, de caixas e pastas, repletas de mandados de prisão, informes,radiogramas, ofícios, dossiês,relatórios e outros tipos de documentos produzidos pela burocracia policial.

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *