OS JESUITAS E O APOSTOLADO SOCIAL DURANTE A DITADURA MILITAR: A ATUAÇÃO DO CEAS

Compartilhe:

https://archive.org/details/9788523208929

 

O estudo aborda a intervenção política da Companhia de Jesus na história recente do Brasil, particularmente no período da ditadura militar. A obra tem importância decisiva para a compreensão do que teria sido a atuação da Igreja Católica durante os anos de autoritarismo e violação dos direitos humanos. Ao estudar o Centro de Estudos e Ação Social (CEAS), contribui-se para dar relevância ao papel que essa instituição teve no enfrentamento da ditadura, trazendo como resultado uma pesquisa consistente, que agrega conhecimento novo e fornece elementos para a compreensão da atuação dos jesuítas na realidade particular da Bahia. O autor consegue, sem perder o rigor acadêmico, escrever elegantemente, evitando qualquer hermetismo. Pelas características do trabalho, pela metodologia utilizada, pelo rigor na apuração, esta obra é uma referência obrigatória a quem pretende entender o que foi a atuação da Companhia de Jesus durante a ditadura militar no Brasil.

Compartilhe:

Aluizio Palmar

Os documentos dos arquivos da ditadura devem ser vistos com o olho crítico da dúvida, pois foram escritos por pessoas treinadas para mentir, contrainformar, caluniar, prender, torturar e matar.
Espero que Documentos Revelados contribua para a compressão dos acontecimentos das décadas passadas, dos métodos de controle usados pelo Estado Policial e estimule os visitantes a ter um compromisso ativo com a democracia.
Documentos Revelados é resultado de anos de garimpagem em arquivos públicos e particulares, de caixas e pastas, repletas de mandados de prisão, informes,radiogramas, ofícios, dossiês,relatórios e outros tipos de documentos produzidos pela burocracia policial.

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *