INFORME DA AERONÁUTICA SOBRE CAETANO VELOSO

Compartilhe:

A Revista Brasileira de Psicanálise, órgão oficial da Federação Brasileira de Psicanálise, publicou em seu volume 48, nº 3, 2014, artigo da pesquisadora Maria do Carmo Rainho, do Arquivo Nacional. Em “Caetano Veloso: corpo, roupa e música desafiando a ditadura militar no Brasil”, a autora aborda o papel da indumentária na construção da imagem do cantor e como ela contribuiu para a sua prisão e exílio entre 1969 e 1972. As fontes utilizadas no texto pertencem ao Arquivo Nacional: fotografias do jornal Correio da Manhã e documentos produzidos pelos órgãos de segurança e informação do regime militar recolhidos à Instituição.

Informe EMAER sobre recital de Caetano Veloso, Londres, 1971. Arquivo Nacional, BR_AN_BSB_VAZ_118A_0019

Caetano Veloso no show Transa, 1972. Arquivo Nacional, Correio da Manhã, BR_RJANRIO_PH_0_FOT_47194_075

Compartilhe:

Aluizio Palmar

Os documentos dos arquivos da ditadura devem ser vistos com o olho crítico da dúvida, pois foram escritos por pessoas treinadas para mentir, contrainformar, caluniar, prender, torturar e matar.
Espero que Documentos Revelados contribua para a compressão dos acontecimentos das décadas passadas, dos métodos de controle usados pelo Estado Policial e estimule os visitantes a ter um compromisso ativo com a democracia.
Documentos Revelados é resultado de anos de garimpagem em arquivos públicos e particulares, de caixas e pastas, repletas de mandados de prisão, informes,radiogramas, ofícios, dossiês,relatórios e outros tipos de documentos produzidos pela burocracia policial.

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *