DOCUMENTOS DA DITADURA MILITAR REVELAM QUE O MOVIMENTO BLACK E OS BAILES NA PERIFERIA FORAM INVESTIGADOS PELO SERVIÇO SECRETO

Compartilhe:

O “movimento black”, os bailes com música soul e as demonstrações da negritude, estiveram no rol de preocupações da ditadura militar que consideravam essas manifestações algo subversivo, contrário “à tradicional paz social e racial brasileira” e portanto contra o regime estabelecido.

Entre os documentos que o site localizou entre os documentos da ditadura estão cartazes e panfletos, que divulgavam bailes de música soul em clubes dos subúrbiosdo Rio de janeiro na década de 70

O informe do Serviço Nacional de Informações de número 6609, emitido em 24 de novembro de 1976, em suas 99 páginas mostra o receio da política de que os bailes derivassem em movimentos contra o regime.

 

 

 

Compartilhe:

Arquivos para download:

Aluizio Palmar

Na madrugada do dia 31 de março para o 1º de abril de 1964, tropas guiadas pelo general Olympio Mourão Filho sairam de Juiz de Fora (MG) em direção ao Rio de Janeiro. o início do golpe civil-militar.
Durante 21 anos o povo brasileiro foi submetido à uma ditadura que extinguiu direitos fundamentais, como a liberdade de expressão e reunião.
Pretendemos com este site contribuir para um melhor conhecimento do período. A exposição de documentos produzidos pelos órgãos de repressão do Estado Policial e também pelas organizações da resistência à ditadura tem o seu valor como fonte documental daquele momento tenebroso de nossa história contemporânea.
Entendo que os documentos dos arquivos da ditadura devem ser vistos com o olho crítico da dúvida, pois foram escritos por pessoas treinadas para mentir, contrainformar, caluniar, prender, torturar e matar.
Espero que Documentos Revelados contribua para a compressão dos acontecimentos das décadas passadas, dos métodos de controle usados pelo Estado Policial e estimule os visitantes a ter um compromisso ativo com a democracia.
Documentos Revelados é resultado de anos de garimpagem nos arquivos estaduais e arquivo da Delegacia da Polícia Frderal de Foz do Iguaçu, de vasculhar caixas e pastas, repletas de mandados de prisão, informes,radiogramas, ofícios recebidos e expedidos, dossiês,relatórios e outros tipos de documentos produzidos pela burocracia policial.
Estamos postando os documentos. A cada dia um novo arquivo será arquivado e muitas novidades estão vindo por aí.

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *