COLETÂNEA DE DOCUMENTOS PREPARADOS PELO SERVIÇO NACIONAL DE INFORMAÇÕES PARA DOUTRINAÇÃO DAS FORÇAS ARMADAS

Compartilhe:

 

Os Sumários do Comunismo Internacional representam, por parte do Serviço Nacional de Informações (SNI), um esforço de divulgar suas análises da conjuntura através do aparelho de Estado da repressão. São documentos produzidos sob a ótica da Guerra Fria, e fortemente marcados pela Doutrina de Segurança Nacional, que influenciou vários protagonistas do governo ditatorial. Como o seu nome sugere, aqui o principal objetivo é tratar de governos comunistas e movimentos de esquerda no Exterior – especialmente na América Latina –, relacionando-os, muitas vezes, aos grupos de esquerda que nessa época atuavam no Brasil. Os Sumários trazem textos doutrinários sobre questões como comunismo, nacionalismo e democracia, além de análises dos métodos de ação da esquerda, e do cenário internacional do momento.

Compartilhe:

Arquivos para download:

Aluizio Palmar

Os documentos dos arquivos da ditadura devem ser vistos com o olho crítico da dúvida, pois foram escritos por pessoas treinadas para mentir, contrainformar, caluniar, prender, torturar e matar.
Espero que Documentos Revelados contribua para a compressão dos acontecimentos das décadas passadas, dos métodos de controle usados pelo Estado Policial e estimule os visitantes a ter um compromisso ativo com a democracia.
Documentos Revelados é resultado de anos de garimpagem em arquivos públicos e particulares, de caixas e pastas, repletas de mandados de prisão, informes,radiogramas, ofícios, dossiês,relatórios e outros tipos de documentos produzidos pela burocracia policial.

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *