RELATO DE UMA VIAGEM À CAVALO PELOS PORTOS DO RIO PARANÁ EM 1943. EXPEDIÇÃO PARTIU DE FOZ DO IGUAÇU.

Compartilhe:

Em 1943, durante 15 dias, o terceiro sargento Manoel Corsino Dias Paredes percorreu ‘a cavalo a costa do Rio Paraná, além de  caminhos de Foz do Iguaçu à Cascavel. Ele saiu no dia 3 de março e no dia 13 de abril relatou em forma de diário detalhes de sua viagem, nomeando os nomes dos moradores e as condições em que se encontrava a região.

Trata-se de um documento fundamental para conhecer a história da colonização da Região Oeste do Paraná   .

Compartilhe:

Arquivos para download:

Aluizio Palmar

Os documentos dos arquivos da ditadura devem ser vistos com o olho crítico da dúvida, pois foram escritos por pessoas treinadas para mentir, contrainformar, caluniar, prender, torturar e matar.
Espero que Documentos Revelados contribua para a compressão dos acontecimentos das décadas passadas, dos métodos de controle usados pelo Estado Policial e estimule os visitantes a ter um compromisso ativo com a democracia.
Documentos Revelados é resultado de anos de garimpagem em arquivos públicos e particulares, de caixas e pastas, repletas de mandados de prisão, informes,radiogramas, ofícios, dossiês,relatórios e outros tipos de documentos produzidos pela burocracia policial.

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *