Documentos feitos pelos Estados Unidos durante a ditadura militar

Compartilhe:

Em anexo documentos intitulados  “Country Analysis and Strategy Paper” (CASP) feitos pelos Estados Unidos durante a ditadura militar.

Os CASP eram relatórios abrangentes, elaborados por diversos setores da embaixada norte-americana no Brasil, pelo Departamento de Estado e por outras agências do governo norte-americano. Normalmente, cada relatório abrange um ano fiscal (que, nos Estados Unidos, vai de julho de um ano a junho do seguinte). Os primeiros CASP divulgados por DR são os de 1967 e 1968. Logo serão colocados no ar os de 1972, 1973 e 1974. Os originais são custodiados pelo National Archives and Records Administration (NARA). Esses documentos foram fotografados por Carlos Fico quando da elaboração de seu livro “O grande irmão” (Civilização Brasileira, 2008).

 

 

a

Compartilhe:

Aluizio Palmar

Os documentos dos arquivos da ditadura devem ser vistos com o olho crítico da dúvida, pois foram escritos por pessoas treinadas para mentir, contrainformar, caluniar, prender, torturar e matar.
Espero que Documentos Revelados contribua para a compressão dos acontecimentos das décadas passadas, dos métodos de controle usados pelo Estado Policial e estimule os visitantes a ter um compromisso ativo com a democracia.
Documentos Revelados é resultado de anos de garimpagem em arquivos públicos e particulares, de caixas e pastas, repletas de mandados de prisão, informes,radiogramas, ofícios, dossiês,relatórios e outros tipos de documentos produzidos pela burocracia policial.

Você também pode gostar...

1 comentário

  1. Demian Melo diz:

    As imagens estão muito pequenas. Num dá pra ler

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *