EM JANEIRO DE 1970, PROFESSORA PERSEGUIDA PELA DITADURA, E MAIS CINCO RESISTENTES, SEQUESTROU AVIÃO DA CRUZEIRO DO SUL E O LEVOU PARA CUBA

Em janeiro de 1969, caiu em Niterói, um aparelho do Colina – Comandos de Libertação Nacional.  Ma ocasião foram apreendidos livros, documentos da organização e um mimeógrafo marca Gestener. Marília Guimarães foi identificada como proprietária do mimeógrafo r mem seguida foi expedida ordem de captura …

CONTRADIÇÕES REVELAM MORTE SOB TORTURA DE MILITANTES DO PORT E DA VAR PALMARES

Um informe emitido pelo setor de inteligência da Aeronáutica – Cisa, noticiando mortes de alguns membros da Resistência à ditadura militar, foi retificado 17 dias depois pelo mesmo órgão. No primeiro informe, datado de 15 de maio de 1972, a Cisa comunica a morte de …

FICHA DE DILMA ROUSSEF

Ficha de Dilma Roussef, acervo do Arquivo Nacional BR RSAHRS,XX SSP.PCDOPS.CPINFODOPS.119498 Dilma Roussef,  interessou-se pelos ideais socialistas durante a juventude, logo após o Golpe Militar de 1964. Iniciando na militância participou da Política Operária – Polope, integrou o  Comando de Libertação Nacional (COLINA) e a Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR-Palmares). Passou …

PROGRAMA DA VANGUARDA REVOLUCIONÁRIA PALMARES. TEXTO COMPLETO

A VAR-Palmares nasceu entre junho e julho de 1969 da fusão de duas anteriores grupos revolucionários brasileiros, o Comando da Libertação Nacional (COLINA) do grupo, e VanguardA Popular Revolucionária (VPR). O grupo COLINA foi uma facção marxista-leninista, que nasceu a partir da Organização Marxista – …

BALANÇO DA AERONÁUTICA SOBRE A RESISTÊNCIA NO RIO GRANDE DO SUL E PARANÁ

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA DEPARTAMENTO DA POLÍCIA FEDERAL DELEGACIA REGIONAL DO PARANÁ E SANTA CATARINA CURITIBA 13 DE JULHO DE 1970 CENTRO DE OPERAÇÕES ASSUNTO: SUBVERSÃO NA ÁREA DO RS E PR ORIGEM: DIV.SEG. DA 5ª ZAER – EOEG ENCAMINHAMENTO 070/CO/70 INFORME DO SETOR DE INTELIGENCIA E …