MEMÓRIAS DA DOR. O CASO DA SOCIÓLOGA TERESA CRISTINA, VIÚVA DE MARIDO QUE A DITADURA DIZIA ESTAR VIVO

Um dos casos mais emblemáticos, de como a ditadura afetou a vida dos parentes dos desaparecidos políticos, é o da socióloga Tereza Cristina Denucci Ribeiro Bastos. Tereza Cristina e Paulo da Costa Ribeiro eram membros do MR8 quando se casaram em 17 de julho de …

ESTUDANTE FOI CONSIDERADO PERIGOSO POR LUTAR CAPOEIRA, KARATÊ E JUDÔ

  O artigo abaixo foi escrito por Tarcísio, numa época em que ainda não se sabia com precisão quem havia sobrevivido à ditadura. Corriam muitos boatos sobre Caio.  Caio Venancio Martins estudava direito na USP e militava na ALN – Ação Libertadora Nacional, quando decidiu …

ATÉ A DÉCADA DE 80, O SERVIÇO DE INFORMAÇÕES DA AERONÁUTICA CONTROLOU O MOVIMENTO SINDICAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CISA MINISTÉRIO DA AERONÁUTICA 17 DE OUTUBRO DE 1980 Eleição no Sindicato nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânica e de Material Elétrico do estado do Rio de Janeiro Documento em PDF em anexo

DOM OLÍVIO FAZZA. TRAJETÓRIA ECLESIAL E LUTAS DE UM BISPO EM UMA REGIÃO DE CONFLITOS

  Numa época de intensos conflitos sociais na região Oeste do Paraná, a ação do então Bispo de Foz do Iguaçu , Dom Olívio Fazza, foi decisiva para frear as perseguições e garantir vitórias dos setores vulneráveis da sociedade. As imagens e o trabalho de …

RELAÇÃO DE VÍTIMAS DA DITADURA. 4.693 PUNIDOS,4.661 INVESTIGADOS E 128 BANIDOS DO TERRITÓRIO NACIONAL

O regime instaurado pelo golpe de 1964 desestruturou a produção no país em vários setores, com o exílio de cientistas, acadêmicos, artistas e políticos, sem contar as cassações, aposentadorias compulsórias, prisões, torturas e mortes. De acordo com a Comissão Nacional da Verdade, cerca de 50 mil pessoas tiveram …

DOCUMENTO DO CENTRO DE INFORMAÇÕES DO EXÉRCITO MOSTRA PREOCUPAÇÃO DA DITADURA COM MOVIMENTOS NO MEIO ARTÍSTICO

Ministério do Exército CIE 18 agosto 1977 Documento do Centro de Informações do Exército revela  que a ditadura militar tinha interesse nas divisões no meio cultural. O documento tem o seguinte título: “Provável cisão no meio artístico esquerdista”