CROQUIS DE MAPA DA CIDADE DE MEDIANEIRA, FEITO PELO MR8 EM 1967. NA PLANTA CONSTAM AS RUAS, CASAS DAS AUTORIDADES , LOCAIS COMERCIAIS, ETC

  Em 1967, o Movimento Revolucionário Oito de Outubro – MR8, estabeleceu uma base operacional na Região Oeste do Paraná. Um grupo de militantes da organização, que surgiu em Niterói a partir da Dissidência Comunista do Estado do Rio de Janeiro, fincou pé numa área …

“GUERRILHA DO VALE DA RIBEIRA”. 1850 PÁGINAS COM DOCUMENTOS DA PROCURADORIA MILITAR, DOS ADVOGADOS, DEPOIMENTOS DOS MORADORES, MAPAS E FOTOS DO LOCAL DAS OPERAÇÕES

Os documentos anexados nessa publicação fazem parte do acervo sobre a “Guerrilha do vale da Ribeira” que estão depositados no Arquivo do Superior Tribunal Militar, em Brasília. Para tornar os documentos acessíveis tivemos que dividir os três volumes do Processo em sete partes e arquivar …

BOMBAS CONTRA A DEMOCRACIA. AÇÃO DOS GRUPOS TERRORISTAS DENOMINADOS ANTICOMUNISTAS

  MOVIMENTO ANTICOMUNISTA (Mac) Grupo armado de extrema direita criado em 1961 no Rio de Janeiro, então estado da Guanabara, com o objetivo de combater o “perigo vermelho”. Acusado de receber apoio da agência central de informações norte-americana — a Central Intelligence Agency (CIA) — …

CARTA DE CARLOS LAMARCA AOS MEMBROS DA VANGUARDA POPULAR REVOLUCIONÁRIA ASILADOS NO CHILE

Logo após o sequestro do Embaixador na Suíça no Brasil, o comandante da VPR, Carlos Lamarca, enviou aos presos políticos libertados, uma extensa carta, escrita de próprio punho, em 01 de fevereiro de 1971. Na carta, Lamarca faz alguma recomendações e passa algumas instruções.  

COMUNICADOS E LISTA DOS PRESOS LIBERTADOS NO SEQUESTRO DO EMBAIXADOR DA SUÍÇA

No dia 11 de janeiro de 1971, eu e outros presos políticos do Rio de Janeiro, estávamos recolhidos no Batalhão de Guardas, em São Cristóvão. A ditadura havia nos colocado na condição de reféns. ” Se ele morrer , vocês morrem também”, disse um oficial. …