ATOS INSTITUCIONAIS, O VERNIZ LEGALISTA DA DITADURA MILITAR. CONHEÇA OS PRINCIPAIS

  Os Atos Institucionais foram normas de natureza constitucional expedidas entre 1964 e 1969 pelos governos militares que se sucederam após a deposição de João Goulart em 31 de março de 1964. Ao todo foram promulgados 17 atos institucionais, que, regulamentados por 104 atos complementares, …

MORTOS VIVOS. OS MILITARES QUE A DITADURA TENTOU APAGAR. CASO DO TENENTE CORONEL VICENTE SYLVESTRE

Vicente Sylvestre era coronel da Polícia Militar quando foi torturado no DOI porque era comunista. Chefe do Estado-Maior do Policiamento do Interior, Sylvestre conheceu instrumentos de tortura como a cadeira do dragão, os choques elétricos e teve a cabeça chutada como uma bola. “No feriado …

MOVIMENTAÇÃO DA EMBAIXADA DO BRASIL NO MÉXICO PARA DESCOBRIR ATIVIDADES DE EXILADOS

Um dos capítulos interessante e pouco estudado, é sobre a movimentação das embaixadas do Brasil em busca de informações sobre as atividades dos adversários da ditadura militar no exterior. A info em anexo é da Embaixada do Brasil no México e leva o número 1089 …

LOGO APÓS O GOLPE MILITAR, DITADURA CONFUNDIU COMERCIANTES CHINESES COM ESPIÕES COMUNISTAS DE ALTA PERICULOSIDADE

A primeira grande vergonha internacional praticada pela polícia política da ditadura civil militar, instaurada no Brasil em 1964, foi a prisão de nove chineses — jornalistas e altos funcionários integrantes da Missão Comercial Chinesa, que aqui estavam, desde 1961, a convite do presidente Jânio Quadros. …