RADIOGRAMAS DA POLÍCIA FEDERAL PROIBINDO DIVULGAÇÃO DE LIVRO, DE TUMULTO EM TREM DA CENTRAL E DE DEMANDAS SALARIAIS

Em anexo em PDF e JPG , radiogramas  do Departamento da Polícia Federal , emitidos em 1974, proibindo a imprensa de publicar notícias sobre o livro do jurista português Marcelo Caetano, de um tumulto ocorrido no interior de um trem em São Paulo e também …

MEMÓRIAS DA DOR. EM 1974, O ESCRITOR PAULO COELHO FOI PRESO POR ENGANO E SUBMETIDO A TORTURAS

  No dia 28 de maio de 1974 o escritor Paulo Coelho de Souza  foi preso por engano. No decorrer de uma investigação dos órgãos de repressão da ditadura militar, o escritor foi preso no lugar do militante do PCBR, Paulo Coelho Pinheiro. As desinformações …

MEMÓRIAS DA DOR. O CASO DA SOCIÓLOGA TERESA CRISTINA, VIÚVA DE MARIDO QUE A DITADURA DIZIA ESTAR VIVO

Um dos casos mais emblemáticos, de como a ditadura afetou a vida dos parentes dos desaparecidos políticos, é o da socióloga Tereza Cristina Denucci Ribeiro Bastos. Tereza Cristina e Paulo da Costa Ribeiro eram membros do MR8 quando se casaram em 17 de julho de …

ESTUDANTE FOI CONSIDERADO PERIGOSO POR LUTAR CAPOEIRA, KARATÊ E JUDÔ

  O artigo abaixo foi escrito por Tarcísio, numa época em que ainda não se sabia com precisão quem havia sobrevivido à ditadura. Corriam muitos boatos sobre Caio.  Caio Venancio Martins estudava direito na USP e militava na ALN – Ação Libertadora Nacional, quando decidiu …

EDIÇÃO COMPLETA DO JORNAL PENSAMENTO ACADÊMICO, ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO DOS ESTUDANTES DA FACISA

O jornal Pensamento Acadêmico, órgão de divulgação do Diretório Acadêmico 7 de julho, em sua primeira edição destacou a luta dos estudantes da antiga Facisa  para a criação da Unioeste. O Diretório Acadêmico era dirigido por : Adão  Luiz Almeida (presidente), Fidel Alvarenga (vice-presidente, Ângela …

APÓS SER DESTITUÍDO POR CORRUPÇÃO, EX-PREFEITO DE FOZ DO IGUAÇU, PEDIU AO GENERAL FIGUEIREDO CARGO NA ITAIPU OU NO PNI

Após ser destituído do cargo de prefeito de Foz do Iguaçu por corrupção, o tenente-coronel José Carlos  Toledo apelou para seus colegas do Exército para ajudarem a colocá-lo em algum cargo na Itaipu ou na Chefia do Parque Nacional do Iguaçu. Em anexo, carta do …