Desapropriações para Nova Ferroeste preocupam moradores de São José dos Pinhais

Ferrovia está em fase de licitação. Agricultores dependem da terra para seus sustento

A Nova Ferroeste é um projeto do Governo do Paraná que vai ligar o Porto de Paranaguá a Maracaju, no Mato Grosso do Sul, por trilhos. O morador da Colônia Murici, bairro da região metropolitana de Curitiba, Márcio José Osligi, afirma que por ser agricultor o sustento de sua família vem do terreno onde mora.

Márcio questiona ainda a poluição sonora que o trem trará para a região.

Na prévia de traçado a construção dividirá ao meio a propriedade do também morador da região, Eldo Otávio Valengo, que se sente triste ao pensar que o sonho de passar o imóvel onde nasceu para os filhos e netos não poderá ser realizado.

O traçado do empreendimento foi desenhado depois de uma avaliação técnica de impactos socioambientais. Os parâmetros usados para definir são pensados para reduzir ao máximo os danos ambientais e sociais. O coordenador do plano rodoviário do Paraná, Luiz Henrique Fagundes, afirma que os danos serão reparados.

O município sediou em 24 de maio uma das sete audiências públicas que apresentaram o estudo de impacto ambiental do projeto. A reunião aconteceu no ginásio de esportes Max Rosenmann. O governo apresentou também a previsão da construção de dois ramais. Um entre Cascavel e Foz do Iguaçu, que vai permitir a captação de carga do Paraguai e da Argentina, e outro de Chapecó a Cascavel, viabilizando o transporte da produção do oeste catarinense.

As obras, do projeto que está em fase de licença prévia, estão previstas para iniciar em até dois anos após o início da vigência do contrato e nos primeiros sete anos será executado o trecho entre Paranaguá e Guarapuava e repotencializada a linha existente da Ferroeste, entre Cascavel e Guarapuava, segundo o governo do estado, sendo leiloadas de forma integral e não por lotes, como realizado em outras grandes obras, como a da Linha Verde.

Este texto é parte do projeto Periferias Plurais, que convida seis jovens de Curitiba e região a falar sobre suas vidas e suas comunidades.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima