DOCUMENTO APREENDIDO PELA DITADURA EXPÕEM FRAGILIDADE NO ESQUEMA DE SEGURANÇA DA RESISTÊNCIA

Um documento apreendido durante a prisão, em 1968, de Pitágoras de Oliveira Machado, militante dos Comandos de Libertação nacional – Colina, expõem as fragilidades das organizações da Resistência à ditadura militar. Além de tecer várias recomendações o documento relata a descoberta casual de um agente …

EM JANEIRO DE 1970, PROFESSORA PERSEGUIDA PELA DITADURA, E MAIS CINCO RESISTENTES, SEQUESTROU AVIÃO DA CRUZEIRO DO SUL E O LEVOU PARA CUBA

Em janeiro de 1969, caiu em Niterói, um aparelho do Colina – Comandos de Libertação Nacional.  Ma ocasião foram apreendidos livros, documentos da organização e um mimeógrafo marca Gestener. Marília Guimarães foi identificada como proprietária do mimeógrafo r mem seguida foi expedida ordem de captura …

DOCUMENTOS DETALHAM PERSEGUIÇÃO E RELATOS DE TORTURA ‘A DILMA ROUSSEFF NA DITADURA

Ministério da Aeronáutica 4ª Zona Aérea Quartel General Divisão de Segurança Título – Elementos foragidos integrantes dos grupos Corrente e Colina 09ABRIL1970 Difusão: Unidade Aérea Paraeq MT Difusão Anterior – II Ex – 6º DN –DPF /SP – DOPS Encaminhamento Nº 96/SNI/ASP/ de 16/02/1970 Encaminhamento …

FICHA DE DILMA ROUSSEF

Ficha de Dilma Roussef, acervo do Arquivo Nacional BR RSAHRS,XX SSP.PCDOPS.CPINFODOPS.119498 Dilma Roussef,  interessou-se pelos ideais socialistas durante a juventude, logo após o Golpe Militar de 1964. Iniciando na militância participou da Política Operária – Polope, integrou o  Comando de Libertação Nacional (COLINA) e a Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR-Palmares). Passou …

DOCUMENTO ELABORADO PELA RESISTÊNCIA. BASE TEÓRICA DA VAR-PALMARES E VPR

Em 1968, a Vanguarda Popular Revolucionária – VPR, recebeu o reforço do Comando de Libertação Nacional – Colina. Formada originalmente por militares nacionalista de esquerda, oriundos do  Movimento Nacionalista Revolucionário, transforma a VPR em VAR-Palmares. Mais tarde, com um novo racha fundamentado por razoes táticas …