ARNALDO CAMARGO DE FREITAS, DEMITIDO DA ITAIPU DEVIDO A SUA LUTA POR LIBERDADE

Arnaldo Camargo de Freitas, sempre foi um cidadão exemplar e devido as suas posições a favor da democratização do País, tornadas publicas na presidência do Diretório Acadêmico sete de Junho, da Facisa, hoje Unioeste e pronunciadas  durante seus mandatos de vereador e presidente da Câmara Acadêmico Municipal de santa Terezinha de Itaipu (PR), foi perseguido pelos órgaos de …

Funcionários da Itaipu e Petrobrás eram vigiados pela ditadura

A vida dos cidadãos era exaustivamente investigada no período da ditaura civil-militar. Para ilustrar esse fato D.R  mostra em anexo documento da Divisão de Segurança Interna da Petrobrás reportando à Direção Geral de Investigação – DGIE o resultado de investigaçao sobre o funcionários da Empresa …

Novas revelações sobre a participação da ditadura brasileira na Operação Condor

Em 28 de novembro de 1975, o general Manuel Contreras, homem de confiança do presidente chileno Augusto Pinochet Ugarte, reuniu em Santiago coronéis, majores e capitães de seis países da América do Sul. A intenção era propor um acordo de colaboração entre os países, todos …

Assessoria de Segurança e Informações da Itaipu investigou pessoa procurada por jornalista da revista IstoÉ

No dia 10 de março de 1980 houve uma tentativa de luta camponesa armada, na Colônia Acaray-mi, Departamento de Caaguazú, Paraguai, sob a liderança do Victoriano Centurión. O levante foi reprimido com violência extrema, cerca de 5.000 soldados e milicianos do general ditador Alfredo Stroessner saíram …

Relatório da AESI/Itaipu sobre atividades políticas de um funcionário

O documento em anexo mostra como atuavam os serviços de espionagem no período da ditadura. Ao apagar das luzes do regime autoritário os chamados “serviços da comunidade de informações”  funcionavam a pleno vapor. Dentro da Itaipu quem tinha qualquer tipo de atividade que destoasse das …