6 jan 2022 - 8h24

não entra na roda punk sem pedir pra Exu

outra que contam é que o aniversário de Yemanjá tava chegando mas Exu, um simples servente, não tinha riquezas pra presentear. sagaz, foi no quintal e plantou inhames porque sabia que Yemanjá gostava

antes de ser orixá, Exu ficou dezesseis anos na casa de Oxalá ajudando a fabricar mulheres e homens e era tanta encomenda que um dia Oxalá virou pra ele e disse Exu, tava pensando, tô sem tempo até pra receber as visitas, vai na encruzilhada ali na frente da minha casa, fica e recebe as oferendas por mim. Exu fez tão bem seus trabalhos que, desde então, quem quer chega ou sai da casa de Oxalá, lhe presta oferendas também.

quando abri o olho no sofá da baia do meu irmão tava começando a missa do galo. geral filmando a procissão de entrada, apontando celulares pra um senhor que mesmo puxando da perna esquerda segue cercado por seguranças. quando eu ajudava na missa, martelava o sino três vezes pro pai pro filho e pro o espírito santo mas antes chacoalhava a sineta pra geral se ajoelhar. não curtia essa parte. curtia a de abraçar e desejar a paz e descia do altar pra ir no meio da gente. às vezes, só pra medir a febre, não chacoalhava a sineta e ficava de olho: geral continuava em pé, o padre me chamava atenção.

outra que contam é que o aniversário de Yemanjá tava chegando mas Exu, um simples servente, não tinha riquezas pra presentear. sagaz, foi no quintal e plantou inhames porque sabia que Yemanjá gostava. chega 2 de fevereiro, Xangô também tá rumando pra festa e, no caminho, vê os inhames secando no sol. insistiu tanto pra ficar com eles que Exu topou mas disse Beleza, você dá os inhames pra ela, só que serei o primeiro a comer. Xangô sabia que os mais novos comiam por último. topou mesmo assim. Yemanjá adorou o presente mas quando viu Exu na mesa fechou o tempo porque

Aquela não era a hora dele comer, nem lugar para ele.
Exu se recusou a sair mesmo diante das súplicas de Yemanjá.
Exu disse a ela que não sairia,
porque Xangô havia dito que ele comeria primeiro.
Então, Yemanjá mandou chamar Xangô.
E Xangô também insistiu para que ele saísse,
pois pensava que o trato que fizeram
não tivesse sido levado a sério.
Mas Exu disse que um rei não volta atrás da sua palavra.
Então Yemanjá permitiu que ele ficasse
e comesse antes dos outros.

(Exu come antes dos demais na festa de Yemanjá – Mitologia dos Orixás – Reginaldo Prandi)

se pa foi o James Baldwin que disse não ter nada contra quem flagra a vida num jogo de beisebol. ou foi ele ou foi um personagem de um livro dele. não sei se dá no mesmo. sei que tava vendo as últimas milhas de uma corrida de bike em estrada e em 1989 a galera ia sem capacete, a logo do carrefour não fazia a gente pensar em estrangulamentos, no sprint final os ciclistas iam meio que desviando das pessoas que pulavam os alambrados pra ver mais de perto. Vanderlei Cordeiro de Lima levou um atraso numa dessas.

em 2004, no km 35 da maratona olímpica de Atenas, um ex-padre irlandês dribla o cordão de isolamento e empurra Vanderlei pra fora da pista. o paranaense liderava a prova. acabou em 3º. não entendo porra nenhuma de beisebol mas, quando passo de bike pelo terminal Capão da Imbuia, me vejo na galera que desce voando dos biarticulados, desvia dos blocos de pessoas e dá um gás sinistro pra embarcar nos ligeirinhos, pra ir sei lá pra onde, muitas vezes a gente não sabe, só vai. fico brisando mas fico esperto: tem dog de terminal que, quando fareja ciclista, corre mais que o ano passado.

tem um tempo isso já: tinha tirado a bike da revisão e tava descendo a milhão pela Carlos Dietzsch. asfalto liso, vento no peito, uma uva. lembro de uma mulher e um homem empurrando o carrinho de bebê na calçada, e que dois dog que tavam um pouco na frente deles começaram um arranca rabo. quando o homem separou a treta, um deles correu pra baixo do garfo da bike e lembro também do grito, do céu, das rodas do Fazendinha/Portão passando em câmera lenta enquanto a lateral do capacete riscava no chão. um borracheiro me tirou da rua. me disse que tive sorte. quando levantei do meio-fio, olhei pra trás e vi o dog que não atropelei sentadinho do lado do que não tava mais ali. sorte. bike é um bagulho sério. em outra mão atropelei um piazão que surgiu do meio das barca: ninguém se machucou muito e o pai dele desentortou minha roda. o pai dele tinha uma bicicletaria.

Últimas Notícias