11 dicas para cuidar do seu carro

Odeio manuais. Na verdade, adoro manuais. Só gosto de lê-los como se eles guardassem instruções para outra coisa: não para o que vieram – quase como os milhões de brasileiros que, dizem, aderiram ao isolamento social. Tenho uma minicoleção de textos que me ensinaram coisas bonitas sobre coisas difíceis em uma absoluta negação de parte de sua vocação. Deles, conservei o manualismo e retirei o complemento nominal. Um manual de mágica da década de 70 virou um compêndio de conselhos para ser escritora. Um manual de máquina de lavar um decálogo coach sobre paciência – esse não publiquei, claro. Mas tá aí, caso algum coach esteja sem saber o que escrever no seu próximo post. Lembro de ter achado charmosa a capa verde deste. Como já sucumbi à minha completa inabilidade motora na direção, contentei-me em pinçar o que é mais importante deste texto para ajudar as pessoas que vivem na mesma cidade que eu e, percebo, têm mais cuidado com seus carros do que com a sua vida – ou com a dos outros, mais para evitar a despesa do que por efetivo zelo.

A quem possa interessar, não tenho carteira de habilitação e tampouco conservo alguma paixão por automóveis.

  1. Na lama, há coisas mais importantes do que saber como usar o freio. [numa pandemia, há coisas mais importantes que —– complete a frase —–]
  2. A velocidade que se quer imprimir ao veículo depende do estado de eficiência dos pneus. [por exemplo, um pedido de exoneração pode levar até dois dias úteis para ser protocolado, tenham paciência com o pessoal que cuida dos documentos]
  3. Em caso de incêndio, o ideal é agir o mais rapidamente, sem hesitação e, se possível, chamar um corpo técnico: no caso, o corpo de bombeiros. [ou o ministro da Saúde. ops, não tem. quer dizer, parece que tem, mas tá faltando]
  4. Rodas desbalanceadas danificam os pneus e causam forte vibração ao veículo. Essa falta de balanceamento, num pneu em movimento, causará uma desagradável sequência de golpes. Se isso ocorrer, a primeira coisa a fazer é balancear as rodas e realinhar a direção para que a roda não gire por si mesma. [quem com ferro de Atibaia fere, com ferro de Atibaia será ferido]
  5. Não fique em cima do pneu, nem mesmo debruçado, quando o estiver inflando. [“Influenciador que não se manifesta agora é cúmplice.” (NETO, Felipe, Twitter, 2020)]
  6. Um lema dos mecânicos: “O importante não é a quantidade de ar que se põe dentro do pneu, mas sim a quantidade de ar que permanece dentro dele”. [se você tá conseguindo respirar no Brasil, você é privilegiado, sim]
  7. A falta da tampinha da válvula é a principal causa da perda de ar. [eu ouvi máscara?]
  8. É um errôneo conceito acreditar que a alta pressão compensará a sobrecarga, adicionando maior robustez ao pneu. Na verdade, um pneu com alta pressão está enfraquecido, pois esta pressão é muito superior àquela para a qual ele foi projetado. Os cordonéis de um pneu com excesso de pressão, sua parte mais frágil, ficam superesticados, perdendo totalmente suas características de flexionamento que absorvem os choques, ficando assim mais vulneráveis aos cortes, saliências e impactos. [Bom xibom, xibom, bombom/ Analisando essa cadeia hereditária/ Quero me livrar dessa situação precária/ Onde o rico fica cada vez mais rico/ E o pobre cada vez mais pobre/ E o motivo todo mundo já conhece/ É que o de cima sobe e o debaixo desce]
  9. Se o pneu estiver sob pressão, não efetue desnecessariamente viagens, nem mesmo as curtas. Com isso, você, além de tudo, economizará gasolina e poupará o motor. [assim no madero, como no céu, o que são umas 5 ou 7 mil mortes, né?]
  10. Não existe substituto para programas regulares de inspeção. Os pneus devem ser calibrados de preferência diariamente, antes de serem utilizados. Esta é a melhor arma para combater as perdas inúteis. [uma vida é uma vida é uma vida é uma vida, mas depende]
  11. Os gases expelidos por todos os motores que usam combustível de petróleo contêm o gás Monóxido de Carbono, um tipo inodoro, insípido e incolor. Porém mortal. [tipo um governo que, ouvi falar, mata minuto sim, minuto também, assim como o vírus. vírus, que vírus? calma, pelo que eu sei, ele só vai afetar o hemisfério norte nesse inverno]

[Se você veio aqui procurando uma crônica, volte na próxima semana. A cronista sabe do risco de recorrer à inescapável tradução simultânea do Twitter e prometeu não copiar texto nenhum e tampouco criticar mais o governo. Mas pode ser que mude de ideia.]

Sobre o/a autor/a

Rolar para cima