Reunião de briefing para a criação da primeiríssima campanha de Dia da Mulher no Brasil

Cenário: Uma sala chique em uma agência de publicidade moderna. Cadeiras confortáveis em volta de uma mesa de madeira cara. Cinzeiros com suas cinzas, canetas com suas tintas, blocos com suas anotações e copos com conhaque e gelo, além de vários publicitários renomados. Homens. Todos homens.

– Então time, seguinte: A gente precisa criar uma campanha pra falar desse tal dia que inventaram aí. O Dia da Mulher.

– De qual mulher exatamente?

– De qualquer uma. De todas.

– Mas TODAS é gente demais! Fica difícil pensar algo tão abrangente assim!

– Você tem razão. Fica sem foco. Então vamos falar das BOAS, ok? Boas e bonitas. Beleza vende!

– E casadas! Porque alguém tem que comprar o presente, se não o dia não tem propósito.

– SHOW! Vamos falar então das boas, bonitas, casadas e que se dão o respeito! Mulher tem que se dar o respeito! Ninguém gosta de vagabunda!

– Perfeito, perfeito. Mas o quê a gente vai dizer pra elas?

– Ah… pelo que eu entendi a data foi criada porque rolou um incêndio em uma fábrica e 130 mulheres morreram carbonizadas lá dentro, pelas péssimas condições de trabalho. Então…

– Já sei! O que vocês acham da gente dizer que a “mulher é bela como uma ROSA?”

APLAUSOS EMPOLGADOS

– BOA CARA! Você é um gênio! UM GÊNIO!

– Eu tô arrepiado!

– Calma… o que têm a ver o incêndio com a flor?

– Tem a ver que o cangote da tua mulher tem cheiro de rosas quando a coisa pega fogo.

MOVIMENTOS OBSCENOS. RISOS. MUITOS RISOS.

– Concentra time! Tá, fechamos na comparação com a rosa. E o que mais?

– Chocolate! Mulher adora chocolate!

– Booooooa!

– E de boca cheia elas não conseguem reclamar.

– Tua irmã que o diga! Adora ficar de boca cheia!

MAIS MOVIMENTOS OBSCENOS. MAIS RISOS.

– Mas será que vai funcionar mesmo? Não era melhor fazer uma pesquisa de mercado?

– Ótima ideia! Ô MARIA! Maria, vem cá!

Maria, a faxineira, larga o saco de lixo e corre para a sala de reunião

– Com licença, no que posso ajudar?

– Maria… seja sincera… você gosta de chocolate?

– Gosto, sim senhor.

– E de rosa, Maria? Você gosta?

– Acho a rosa uma flor linda, senhor.

– Então fechou! “Mulher de valor é como uma rosa, delicada e cheirosa”. E aí soca o chocolate. Vai ser sucesso pra car@lho!

– VOCÊS SÃO OS CARAS! OS CARAS!!!!!

– Ó: ARREPIADO!

Eles tinham razão. A campanha foi um sucesso!

Tanto que essa fórmula é copiada incessantemente até os dias de hoje.

É a data preferida dos donos de roseirais e chocolatarias!

Maria, por sua vez, não liga.

Nunca ganhou rosas e chocolate.

Nem licença maternidade, férias, aposentadoria ou respeito.

Mas ah… o tal “Dia da Mulher” não é sobre isso, né?

Nem sobre Maria.

Sobre o/a autor/a

Rolar para cima