Família Pôncio: como um teste de paternidade mudou tudo sobre gestão de crise | Jornal Plural
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29 ago 2019 - 0h09

Família Pôncio: como um teste de paternidade mudou tudo sobre gestão de crise

Uma família tem 13 milhões de seguidores movidos a traição, choro e muito perdão bíblico

Explicar a trajetória da Família Pôncio, como eles se tornaram os Kardashians brasileiros e donos da verdadeira casa mais vigiada do Brasil seria impossível. Afinal, são MUITOS detalhes importantíssimos. Eu juro. Mas vou tentar resumir a situação:

ATENÇÃO: só leia se você esteve os últimos 365 dias longe da internet, do Brasil, do planeta Terra (ou apenas fazendo algo realmente útil) e não faça ideia do que eu estou falando.

@Sarah e @Saulo são filhos do Pastor Márcio e da mãe deles, que quase não aparece, coitada. Herdeiros milionários de uma fábrica de cigarros, eles ficaram conhecidos na Internet por cantarem no YouTube. Saulo, que hoje é vocalista da Banda UM44K, começou a namorar a @Leticia, uma atriz iniciante da Globo. @Leticia apresentou Sarah para Jhonatan e logo o relacionamento deles também emplacou. Emplacou tanto que em oito meses a Sarah engravidou do @AmordeJose, casou com Jhonatan. E todos, incluindo a Letícia, passaram a morar na La Casa Del Pastor, nome carinhoso dado à residência dos Pôncios.

Letícia engravidou da Madah, até então filha do Saulo. E Sarah engravidou de novo, do @AmordeXuaum. Mas todos não viveram felizes para sempre porque Saulo fez um enorme texto no Instagram pra contar o que algumas pessoas já especulavam: Madah não era filha dele. Foi aí que eles realmente passaram a ser relevantes pro Google. Mas em poucos meses viria a revelação final: Madah, a ex-filha do Saulo era na verdade filha do Jhonatan. Sim, o cunhado, marido da Sarah, que estava grávida. Jhonatan recebeu o perdão divino da esposa, do sogro e acreditem se quiser, até do cunhado. Meses depois, Saulo, pra completar a sua jornada do herói, sofredor e traído, conheceu, noivou e casou com Gabi Brandt, ex-participante do reality De Férias com o Ex. Gabi, claro, engravidou do @Amordedavi e o garoto já tinha MILHARES de seguidores no Instagram enquanto ainda estava na fase em que os médicos discutem se o feto é vida ou não. Nesse meio tempo, a Gabi foi traída, exposta na Internet e ganhou muitos presentes do Saulo pra compensar a traição, como bolsas da Gucci e carro importado. Lucrativo? Eu diria que sim.

Mas se você ficou só a Zileide Silva…

Trouxe um Guia Ilustrado e Definitivo sobre a Família Pôncio especialmente para você, fofoqueiro iniciante ♥:

Ficou chocado com tudo isso? Fique atento aos próximos parágrafos de exposição, vergonha alheia e gente bombando na internet.

Se a Jô tivesse escolhido a La Casa del Pastor como mansão para morar, não estaria na situação que se encontra hoje.

Se você, amigo comunicador, participou de alguma aula de gestão de crise aprendeu uma lição valiosa: se der merda, manda parar todas as campanhas publicitárias! Faz a egípcia, espera a poeira abaixar, contrata um profissional especializado (caso não seja você mesmo) e decidam junto à diretoria a melhor forma de solucionar o problema e se pronunciar.

Mas, eu te digo: esquece tudo o que você aprendeu. A Família Pôncio ressignificou o conceito de gestão de crise. E são estas as (pavorosas) lições gestão de crise e marketing pessoal que a Família Pôncio nos ensinou:

  1. Mais é mais:

Desde a primeira crise as timelines dos Pôncios foram alimentadas com problemas familiares, fotos bonitas e perdões bíblicos convenientemente concedidos pelo pai-pastor. Eles tornaram rentável a profissão criseiro na empresa Instagram. Quanto mais eles se enrolavam nos testes de paternidade, acusações gravíssimas e traições, mais o público se interessava em acompanhar a rotina dos moradores da La Casa Del Pastor.

2) Descanso de imagem? Nada!

TODOS os moradores da mansão dos Pôncios têm Instagram, desde o filho recém nascido de Gabi Brandt e Saulo até o Pai-Pastor. Juntos eles somam mais de 13 milhões de seguidores e acredito que muitas dessas pessoas sigam as nove contas dos moradores da casa e claro, a Letícia também. Não é raro ver cheia a barra de stories de todos eles e isso se mantém até mesmo quando alguma bomba surge sobre eles na Internet. 

3) Vídeos de bebês salvam o dia

Há quem diga que acompanha os Pôncios só pelas crianças. E eles sabem disso, afinal, sempre que algo de ruim acontece, as contas deles se enchem de vídeos e fotos do Amor de João, Amor de José, Amor de Davi. As crianças não têm mais identidade, para o público são @’s. 

4) Não sobra um ateu quando o avião está caindo

Apelar pela gestão de crise bíblica é rotina para os Pôncios. Não ouviu falar dela ainda? O Senhor se entristece com você! 

A gestão de crise bíblica nada mais é que (um termo que eu inventei) orientar que os envolvidos ao pedir desculpas em público, usem os termos: Deus, perdão, envergonhei a minha família, jamais tive a intenção de magoar alguém. E que também chore. Muito ou pouco? Fica a critério do cliente.

E, se formos comparar com outras crises que estouraram na internet, apelar pela gestão de crise bíblica e pela exposição dos envolvidos tem dado certo. Ou quase.

A mesma tática foi usada por Júlio Cocielo depois de fazer um comentário racista durante a Copa de 2018 e perder contratos de publicidade, pelo Youtuber Emerson Zóio ao confessar em um vídeo que estuprou sua ex-namorada enquanto ela dormia, pelo MC Biel depois de assediar uma repórter do IG. E a mais recente: Neymar ao ser acusado de estupro pela modelo Najila Trindade

Story publicado um dia após a segunda traição (exposta) do Saulo com a Gabi ser divulgada na Internet pelo recepcionista do hotel que recebeu Saulo, Luan e as supostas amantes

O problema desse tipo de ação é que só agrada quem quer ser agradado, ou seja, o cliente. Para o público só parece falsidade, hipocrisia e fica feio. Principalmente quando o erro se repete, como é o caso dos Pôncios.

5) Números (também) importam

Muitos famosos são cortados das cotas de publicidade porque se envolvem em polêmicas. Mas, no caso dos Pôncios as polêmicas são o que os fazem estar em todas as cotas. Os stories deles se dividem em: vídeos das crianças, a rotina de fazer vários nadas em casa e publiposts dos mais variados segmentos.

6) Misturar dois assuntos importantes no mesmo release? Pode sim!

Se você tem vontade de morrer quando o cliente quer colocar dois assuntos no mesmo release, pode relaxar. Os Pôncios usaram o CASAMENTO do Saulo para divulgar um álbum da Um44K. Ou seria o contrário? A Gabi foi a primeira noiva em segundo plano da história.

A verdade é que as tretas Família Pôncio são muito mais eficazes que a Kim (não a Kardashian, a personagem da Mônica Iozzi em A Dona do Pedaço) em fazer as pessoas terem sucesso nas mídias sociais. A primeira vez que ouvimos falar deles foi em agosto do ano passado e hoje, um ano depois, o termo “Família Pôncio” atende quase um milhão de correspondências no Google e eles são muito requisitados pelas marcas brasileiras. 

É aquele ditado, né? Falem bem ou falem mal, mas falem de nós!

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