Tubocast #28 – Educação Sexual

Primeiro episódio da série que irá discutir a AIDS tem como convidado o professor e biólogo Vinicius Colussi Bastos, da UEL e UEPG

O Dia Mundial de Combate à AIDS internacionalmente definido como o dia 1° de dezembro, é uma data voltada para que o mundo una forças para a conscientização sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida e seu vírus, o HIV.

Hoje, no Brasil, 93% das pessoas diagnosticadas com HIV positivo já estão em tratamento com níveis indetectáveis para o vírus. Por outro lado, existem cerca de 135 mil brasileiros infectados pelo HIV e não sabem. Por isso, é fundamental fazer o teste de HIV.

No Brasil, o Dezembro Vermelho é uma campanha de conscientização para o tratamento precoce da síndrome do HIV. O mês de dezembro foi escolhido pelo Ministério da Saúde em razão do Dia Mundial de Combate à AIDS, que é o 1º de dezembro. A cor vermelha, por sua vez, foi escolhida por ser a cor do laço que é símbolo da luta contra a Aids.

Embora ações de conscientização já ocorressem no Brasil (e no mundo), o Dezembro Vermelho não era oficialmente reconhecido até 2017. Em outubro deste ano, o Senado Federal promulgou a Lei 13.504 que instituiu oficialmente “a campanha nacional de prevenção ao HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis, denominada Dezembro Vermelho”. A lei foi publicada no Diário Oficial da União no dia 7 de novembro.

Esse episódio do Tubocast será o primeiro de uma série que para marcar essa data. Abordaremos o tema do HIV e da AIDS, assim como da da prevenção combinada – e suas diversas tecnologias de prevenção, além de educação, estigma e comportamento sexual.

Espero que vocês gostem.

Para abrir essa série recebemos Vinícius Colussi Bastos, professor assistente no Departamento de Biologia Geral, da UEL e da UEPG. Ele atua com a formação docente inicial e continuada em Ciências e Biologia. Desenvolve projetos em temáticas de interesse da Educação Sexual e em Saúde, com abordagens acolhedoras à diversidade e atentas às LGBTQIA+fobias.

É biólogo formado com habilitação em Licenciatura Plena pela Universidade Estadual de Maringá – UEM. Mestre e Doutor em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM) da Universidade Estadual de Londrina – UEL.

Aumento de casos

No ano passado, 2019, a UNAIDS divulgou um relatório aponta que o número de casos da doença aumentou 21% no Brasil desde 2010. Estamos na contramão do resto do mundo: nos últimos oito anos houve uma redução de 16% da taxa de pessoas infectadas pelo vírus ao redor do globo.

Na América Larina, o número de casos de AIDS cresceu 7% — sem o Brasil na conta a região teria tido queda de 5%. Mundialmente 54% dos diagnósticos ocorrem entre usuários de drogas, homens que fazem sexo com outros homens, transgêneros, trabalhadores do sexo e prisioneiros. Porém, menos da metade dessas pessoas tem acesso a serviços combinados de prevenção ao HIV.

Apoie o Tubocast

O podcast também continua com a campanha no apoia.se. A ajuda de vocês é muito importante para que este projeto possa continuar. Contribua com qualquer valor no apoia.se/tubocast_antifa.O Tubocast é produzido por:

Augusto Menna Barreto é historiador, tradutor de francês, professor e jornalista. Possui mestrado em História Social, subárea Teoria da História, pela Faculdade de Filosofia, Letras, e Ciências Humanas (FFLCH) – USP, graduação em História pela Universidade de São Paulo e graduação em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná . Atualmente é professor, jornalista e tradutor autônomo (francês-português). Têm experiência como gerente de redes sociais e editor de sites de ONGs e grupos de Advocacy (Agenda Pública, Escola de Políticas Públicas e Plataforma ODS). Tem experiência como jornalista-editor de sites de ONGs e Grupos de pressão. Tem experiência nas áreas tradução e interpretação (livros, artigos e resumos); e em educação e ensino (língua francesa e história). Tem experiência na organização de eventos, como o Congresso Internacional LGBTI+, e eventos acadêmicos. É coordenador da área de HIV/ Aids da Aliança Nacional LGBTI+, e Conselheiro Muncipal de Saúde em Curitiba. Tem experiência como educador social, e como coordenador de grupos de apoio. Na área acadêmica atua na área de História, História Social, com ênfase em História e Mídia, Teoria da História, História Intelectual, atuando atualmente principalmente nos seguintes temas: História Social, Teoria da Mídia e História Social da Aids. É editor-chefe do Tubocast.

Julio Ferreira é jornalista, produtor de conteúdo para a WEB, desenvolveu um podcast para seu TCC sobre o Brasil e o samba nos anos 1930. É editor-executivo e de conteúdo do Tubocast.

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima